20 de Novembro de 2017
max. 21º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
artes 03 de Novembro de 2017
Festival expressa inclusão pela arte

O XVIII ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas, de promoção do trabalho desenvolvido por instituições junto de pessoas com deficiência, realiza-se entre 10 de novembro e 7 de dezembro.

O festival, organizado pela APPACDM de Setúbal, com apoio da Câmara Municipal, junta, anualmente, várias associações com intervenção na área da deficiência e grupos de teatro, dança e música que utilizam as expressões artísticas com fins terapêuticos, de diversão e de inclusão social.

O evento tem como objetivos valorizar e divulgar as potencialidades da população com deficiência ao nível da expressão artística e da criatividade e sensibilizar a comunidade para a alteração de atitudes e a eliminação de estereótipos em relação à deficiência.

O XVIII ExpressArte, com um conjunto de iniciativas a decorrer nos concelhos de Setúbal, Palmela, Moita e Montijo, é apresentado à comunidade em geral no dia 10, pelas 21h00, na Casa do Largo – Pousada da Juventude de Setúbal, local onde fica patente, de 11 de novembro a 7 de dezembro, a exposição “Cá dos Nossos”, com o tema “Setúbal o nosso Mundo”, composta por trabalhos realizados por funcionários, familiares e amigos da APPACDM.

A cerimónia de abertura oficial está marcada para dia 13, às 14h00, na Associação de Moradores do Casal das Figueiras (Casarão), num espetáculo que conta com apresentações dos vários grupos de música, dança e teatro que participam na iniciativa.

A 25, às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, há uma Tertúlia de Poesia que conta com atuações musicais do Vozes de Luz, formação da APPACDM de Setúbal, e do Grupo Coral da Associação de Socorros Mútuos Setubalense.

O ExpressArte prossegue a 29, entre as 14h30 e as 15h30, no Centro de Atividades Ocupacionais 1 da APPACDM de Setúbal, na Rua Vale de Cerejeiras, com a animação museológica “Nós trabalhamos com as máquinas!”, em que os utentes reconstituem a cadeia de fabrico de uma antiga oficina de pequenos artefactos metálicos.

As inscrições para a iniciativa, destinada à comunidade escolar, devem ser feitas pelo telefone 910 784 385 ou pelo endereço caj.appacdm@gmail.com.

O Grupo de Teatro “O Puzzle”, da APPACDM de Setúbal, estreia “A Estação” em sessões a 30 de novembro, às 21h00, e 3 de dezembro, às 15h00, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama. A peça resulta de uma adaptação dos textos “Figurantes” e “Coimbra B”, de Jacinto Lucas Pires, e “Gondalim”, de António Torrado.

A festa “Natal com Todos”, que integra o ciclo de tardes interculturais dinamizadas regularmente no Museu do Trabalho Michel Giacometti, realiza-se a 7 de dezembro, das 10h30 às 16h00, e inclui momentos de música, dança e poesia, bem como a inauguração, às 14h00, da exposição “Sou o espelho do meu centro”.

A mostra, patente até 20 de janeiro, é composta por trabalhos executados pelos utentes das diversas valências da APPACDM de Setúbal, que apresentam à comunidade momentos do seu quotidiano e a dinâmica existente em cada valência da instituição.

O XVIII ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas inclui ainda o II Seminário “Inclusão pela Arte”, a 7 de dezembro, das 18h00 às 21h00, no auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Ao longo das quatro semanas em que decorre o festival estão também programados, entre outras atividades, um concurso de fotografia, um ciclo de cinema com sessões no Cinema Charlot – Auditório Municipal e diversos workshops e ateliers de expressões artísticas inclusivas nas áreas da dança, do teatro, da fotografia, do graffiti e das artes plásticas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign