11 de Dezembro de 2017
15º
max. 15º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
vinho 29 de Maio de 2013
Festival impulsiona vinhos ibéricos

A oportunidade de promoção e comercialização internacional de vinhos da península de Setúbal, através de contactos empresariais com potenciais importadores, foi impulsionada com a primeira edição do Festival Ibérico do Vinho, realizada no início de maio, com milhares de visitantes.

O evento, com a duração de três dias, foi organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Baía de Setúbal, no âmbito do programa de promoção vinícola “Viva o Vinum”, com o patrocínio da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.

O êxito da primeira edição do Festival Ibérico do Vinho foi destacado numa reunião de balanço do certame, realizada na Herdade da Mourisca, que contou, além dos responsáveis pela organização, com a presença de 13 produtores da região que participaram no evento.

No encontro, além de sugestões de melhoria e de potenciação do evento, que contou com cerca de 4700 visitantes, foi decidida a continuidade do Festival Ibérico do Vinho, com a segunda edição já agendada para os dias 2, 3 e 4 de maio de 2014, num formato idêntico ao deste ano.

A realização do SpeedWine Business é uma das mais-valias do evento destacadas por José Fernando, do Turismo da Câmara Municipal de Setúbal, iniciativa “com resultados muito positivos” e que permitiu a realização de “contactos com um conjunto de empresários com vista à projeção e comercialização” de vinhos da Península Ibérica noutros mercados internacionais.

O evento, que reuniu várias dezenas de produtores vinícolas e potenciais importadores de países como China, Estados Unidos da América, França e Indonésia, permitiu divulgar a variedade e a qualidade dos vinhos produzidos em Portugal e Espanha.

No âmbito do SpeedWine Business foram ainda realizadas visitas técnicas às adegas da Casa Ermelinda Freitas, Herdade da Comporta, Quinta de Alcube, Malo Tojo e Horácio Simões.

O Concurso Ibérico de Vinhos Casta Moscatel 2013 foi outra das iniciativas de grande relevância no festival, no qual marcaram presença oito especialistas internacionais do setor, incluindo a diretora do Festival de Vinhos de Barcelona, Isabel Mijares, e a francesa Béatrice Da Ros, uma das peritas vínicas mais influentes a nível mundial.

A possibilidade de realização do festival num outro local, nomeadamente nas novas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, localizadas no antigo Quartel de Infantaria 11, aproveitando as renovadas valências e serviços daquele estabelecimento de ensino, foi também debatida na reunião de balanço.

O maior envolvimento da restauração do concelho, na promoção, divulgação e comercialização local de vinhos da região, foi outra das sugestões avançadas no encontro com vista a um maior sucesso do certame.

O certame, realizado com os apoios da Associação de Municípios Portugueses de Vinho, da Vini Portugal, do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, da Wines of Portugal, do Instituto da Vinha e do Vinho e da Recevin, contou com cerca de quarenta expositores portugueses e espanhóis, espetáculos musicais de fado e flamenco, assim como provas de vinhos documentadas por enólogos e demonstrações ao vivo de cozinha gourmet com produtos da península.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign