24 de Outubro de 2017
17º
max. 27º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
Ostras 16 de Setembro de 2011
Festival promove ostra

Gastronomia, degustações, exibições de culinária com chefs conceituados e workshops compõem o programa do “Festival da Ostra”, que decorre entre 24 de setembro e 9 de outubro em Setúbal.

O evento, promovido pela Câmara Municipal, começa, às 21h30, na Casa da Baía, com o chef Gemelli a fazer uma exibição de culinária envolvendo receitas em que a ostra é o ingrediente principal.

Também na Casa da Baía, localizada na Avenida Luísa Todi, n.º 468, realiza-se, no dia 2, a partir das 18h30, a sessão "Ostras com Sentidos", de apelo aos cinco sentidos, através de um workshop e uma exposição.

O chef Óscar Fernandes e Miguel Peixoto conduzem o workshop, no qual o público é convidado a participar. As ostras serão preparadas em sopa, em canjinha, gratinadas com algas, ao natural com espuma de lima, com recheio de sapateira e pingadas com sumo de romã.

Durante a sessão estarão expostas obras da artista plástica Paula Lima, numa mostra intitulada "Ostras com Arte - das coisas... nascem coisas".

Uma sessão de degustação dirigida por Mário de Brito Pinheiro, com apontamento musical do grupo de blues Eddie & Charlie, decorre no dia 8, às 18h00, ainda na Casa da Baía.

Na Herdade da Mourisca, Faralhão, dia 9, a partir das 17h00, numa iniciativa integrada no evento ObservaNatura, realiza-se uma mostra, com degustação, orientada por profissionais da Sapalsado, produtora de ostras.

Ao longo do evento, entre 24 de setembro e 9 de outubro, 25 restaurantes do Concelho disponibilizam receitas com ostras nos menus. Estes estabelecimentos comerciais promovem ainda happy hours, entre as 18h00 e as 20h00, com pratos de degustação, com apresentações e preços variáveis.

Os restaurantes envolvidos são a Baía do Sado (encerra às segundas-feiras, após almoço), o Baluarte da Avenida, o Café com C (encerra às segundas), a Casa Morena (encerra às segundas), a Champanheria (encerra aos domingos), a Copa D’Ouro II e o Estuário do Sado.

O elenco dos espaços participantes inclui também o Hotel do Sado (encerra aos domingos), o Kefish (encerra domingos à noite e às segundas-feiras), a Marisqueira “O Fernando” (encerra às quintas-feiras), o Nácus (encerra ao domingo), a Nova Boia (encerras às quintas), o Novo 10 (encerra às quartas), O Bocas (encerra aos domingos à tarde e às segundas) e o Convés (encerra às quintas).

A lista fica completa com O Miguel (encerra às segundas), o Peixe & Cia. (encerra às terças), a Pérola da Mourisca (encerra às terças), o Poço das Fontainhas (encerra às segundas), a Pousada de S. Filipe, a Tasca das Marés (encerra às quintas), a Terra e Mar (encerra às segundas), a Ti Prudência (encerra às terças), a Xica Bia (encerra aos domingos) e a 490 Taberna Latina STB (encerra às terças).

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign