18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
Festa 12 de Setembro de 2011
Festividades renovam tradição

Animação musical, bailes, tasquinhas de gastronomia e stands de venda artesanato marcaram presença na Festa de Nossa Senhora da Saúde, que decorreu entre os dias 9 e 11 em Vila Fresca de Azeitão.

A festividade popular, criada em 1723, foi organizada pela Sociedade Filarmónica Providência, em colaboração com a paróquia de S. Simão e com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

O aumento do número de vendedores de artesanato nesta edição, comparativamente com o ano transato, foi destacado pelo presidente da Sociedade Filarmónica Providência, Pedro Marquês de Sousa.

“Apareceram muitas pessoas para mostrar e vender artesanato e, para o ano, temos de pensar numa outra forma de os instalar e de dar mais visibilidade”, referiu o responsável.

A animação musical, transversal aos dias de festejos, com atuações dos grupos ToquiVozes, Atual Band e Setúbal Trio, foi um dos atrativos da Festa de Nossa Senhora da Saúde, que decorreu junto da Igreja de S. Simão.

Espetáculos com a Orquestra Ligeira Bohémia e a Banda da Sociedade Filarmónica Providência fizeram, igualmente, parte do programa de festividades, que contou, no último dia, com a habitual procissão pelas ruas de Vila Fresca e de Vendas de Azeitão.

A realização das cavalhadas à antiga portuguesa, na tarde de dia 10, este ano com a participação de 23 cavaleiros, que se esforçaram por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura, voltou a centrar as atenções das festividades, com muito público presente.

“A forte participação de cavaleiros e de público nas cavalhadas [à antiga portuguesa] comprovam a importância desta tradição na festa”, vincou Pedro Marquês de Sousa.

O programa da festividade religiosa, com 288 anos, foi antecedido, no dia 8, de uma missa de natividade de Nossa Senhora da Saúde.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign