23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 02 de Junho de 2014
Festroia abre com cinema alemão

O 30.º Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal abre no dia 6 com quatro filmes da Alemanha, país homenageado nesta edição, com programação no Fórum Luísa Todi, Cinema Charlot e Auditório José Afonso.

O certame, com 188 filmes agendados até 15, tem a abertura oficial marcada para as 21h00, no Fórum Luísa Todi, com uma homenagem à cinematografia alemã, que recebe um Golfinho de Cristal. Segue-se a exibição de “As Estações da Cruz”, uma das 35 obras germânicas em destaque.

À meia-noite, “A Assaltante”, outra produção alemã, é o filme de estreia do ciclo temático “Baseado em…”, que inclui a exibição de vinte longas-metragens inspiradas em factos verídicos, em personalidades ou na literatura, no qual está incluído “O Segredo de Miguel Zuzarte”, de Mário Ventura, fundador do Festroia.

Também no dia 6, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, a programação começa às 21h30, com “A Vida não é Fácil”, seguindo-se “Oh Boy”.

Ainda no ciclo Homenagem a um País, são exibidos filmes conhecidos do público português, como “As Asas do Desejo”, de Wim Wenders, de 1987, e “Goodbye Lenine”, de Wolfgang Becker, de 2003.

Durante dez dias, o Festroia exibe 45 filmes em competição nas categorias Secção Oficial – que inclui uma coprodução de Portugal, Espanha e Estónia, intitulada “Diamantes Negros”, e um western dos países nórdicos europeus, “The Dark Valley” –, Primeiras Obras e O Homem e Natureza.

Como forma de celebrar os trinta anos do festival, o júri oficial é constituído apenas por realizadores, atores e um diretor de fotografia galardoados em anteriores edições.

No encerramento desta edição, no dia 14, às 21h00, no Fórum Luísa Todi, além da entrega de prémios, o Festroia homenageia o produtor Paulo Branco, atribuindo-lhe o Golfinho de Carreira.

Com mais de 270 filmes em Portugal e no estrangeiro, o produtor português trabalhou com realizadores como Manoel de Oliveira, João César Monteiro, João Canijo, Wim Wenders, David Cronenberg, Paul Auster, Chistophe Honoré e Chantal Akerman.

Para os mais novos, o Festroia programou, no Charlot, sete longas-metragens na Secção Juvenil, nos dias 14 e 15, enquanto o Panorama Infantil passa de manhã, nos dias 10 e 12.

À semelhança do ano passado, o Festroia, cujo principal patrocinador é a Câmara Municipal de Setúbal, oferece 25 bilhetes a desempregados em qualquer das sessões.

A programação festival pode ser consultada em www.festroia.pt.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign