17 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 18 de Setembro de 2012
Festroia regressa a casa

Uma homenagem à Croácia, com a atribuição do Golfinho de Cristal à cinematografia daquele país, abre, dia 21 à noite, o 28.º Festroia, evento que relança a programação cultural no Fórum Municipal Luísa Todi.

Nesta edição, o Festival Internacional de Cinema de Setúbal, que se realiza até dia 30, apresenta 180 filmes, 27 dos quais produções croatas e 45 em competição, divididos pela Secção Oficial, Primeiras Obras e O Homem e a Natureza.

Depois da cerimónia de abertura, às 21h00, no Fórum Luísa Todi, é exibido, meia hora depois, o filme croata “Canibal Vegetariano”, em competição na Secção Oficial do certame.

Em simultâneo, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, a segunda sala do festival, passa “O Vingador”, um dos 13 filmes que integram o ciclo temático deste ano, o “Thriller Europeu”. A película é antecedida da curta-metragem “Prensa-alhos”, uma produção da escola de cinema madrilena ECAM.

Ao longo dos nove dias de certame, o Festroia apresenta ainda os ciclos Cinema Português do Ano, Panorama, Short Matters da Academia Europeia de Cinema, programação infantil e juvenil e “In Memorium”, uma homenagem a três realizadores falecidos recentemente, o português Fernando Lopes, o checo Vaclav Havel e o grego Theodoros Angelopoulos.

A atriz portuguesa Alexandra Lencastre é homenageada na 28.ª edição do Festroia, recebendo o Golfinho de Carreira durante a cerimónia de entrega de prémios, a realizar no dia 29, a partir das 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi. O mesmo galardão é entregue ao ator croata Rade Serbedzija.

O programa completo do Festival Internacional de Cinema de Setúbal está disponível em www.festroia.pt.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign