17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
praia 04 de Maio de 2017
Figueirinha renova qualidade Azul

A Praia da Figueirinha, na Arrábida, ostenta, pelo nono ano consecutivo, a Bandeira Azul, a hastear em cerimónia marcada para 13 de junho, às 14h30.

O galardão, que atesta a qualidade de excelência da Praia da Figueirinha, é atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, entidade que distinguiu este ano um total de 320 praias e 14 marinas portuguesas.

No Norte, a Bandeira Azul é hasteada em 70 praias e, no Centro, em 36, enquanto na região do Tejo recebem o galardão 48 zonas balneares. No Alentejo, contabilizam-se 31 distinções, no Algarve, 88, nos Açores, 34, e, na Madeira, 13.

A Bandeira Azul, implementada à escala europeia desde 1987, por iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, está também patente, este ano, em 14 marinas portuguesas.

“O teu Planeta é a tua terra” dá tema à edição de 2017, temática sobre a qual são desenvolvidas diversas ações de sensibilização ambiental que, em Setúbal, têm início no dia 19 de maio, com a ação “Biodiversidade é da Nossa Responsabilidade”.

Esta iniciativa consiste num percurso interpretativo nas antigas salinas localizadas na Mitrena, guiado por alunos do Curso de Turismo ao Ar Livre, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, e por técnicos do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Ao longo da época balnear, entre 10 de junho e 17 de setembro, estão previstas outras ações, nomeadamente a 5 de julho, na Praia da Figueirinha, a “Caça às Beatas”, desenvolvida com a APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho e o Movimento Portugal Sem Beatas, e, a 19 de julho, no mesmo local, a ação de sensibilização para o lixo na praia “Não deixes nada para trás!”, em parceria com a APLM.

A Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução de problemas existentes.

A distinção é atribuída anualmente mediante a avaliação de 32 critérios, 28 dos quais de cumprimento obrigatório, repartidos pelas áreas “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign