12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 03 de Janeiro de 2013
Filmes retratam pintores famosos

O cinema e as artes plásticas cruzam-se no ciclo “Um Pintor… um Filme”, iniciativa a realizar ao longo de janeiro, na Casa da Cultura, com sessões ao domingo à tarde, na Sala José Afonso.

A iniciativa, com exibição de obras cinematográficas relacionadas com quatro pintores – Johannes Vermeer, Vincent Van Gogh, Gustav Klimt e Jackson Pollack –, é organizada pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal.

As sessões do ciclo de cinema “Um Pintor… um Filme”, às 15h00, com bilhetes a dois euros, incluem um período de debate com questões relacionadas com o filme e com os pintores a abordar.

A primeira sessão do ciclo, foi no dia 6, dedicada ao pintor holandês Johannes Vermeer, incluindo a exibição do filme “A rapariga com brinco de pérola”, película de 2003, realizada por Peter Webber.

O filme, com os atores Colin Firth e Scarlett Johansson como protagonistas, é passado na Holanda, em 1665, e retrata a vida de Griet, uma jovem criada na casa de Vermeer e que acaba por se aproximar do artista e do mundo das artes.

“A Vida Apaixonada de Van Gogh”, no dia 13, um drama biográfico de Vincente Minnelli, foi o segundo filme a ser exibido no âmbito do ciclo de cinema “Um Pintor… Um Filme”.

A obra cinematográfica, de 1956, sobre a vida brilhante e torturada do artista holandês Vincent Van Gogh, conta com os atores Kirk Douglas, que arrecadou o Globo de Ouro de melhor ator dramático, e Anthony Quinn, que recebeu o Óscar de melhor ator secundário.

Gustav Klimt foi o terceiro pintor em destaque no ciclo de cinema a realizar na Casa da Cultura. Nesta sessão, no dia 20, é exibido o filme “Klimt”, obra de Raoul Ruiz realizada em 2006.

A película, um retrato do artista austríaco cujas pinturas sensuais marcaram o estilo arte nova do final do século XIX e início do século XX, é protagonizada por John Malkovich e Veronica Ferres. 

A última sessão do ciclo de cinema “Um Pintor… um Filme”, no dia 27, ilustra a vida do pintor norte-americano Jackson Pollock, referência do expressionismo abstrato.

“Pollock”, de 2000, realizado por Ed Harris, que também é o protagonista do filme, juntamente com a atriz Marcia Gay Harden, é uma obra biográfica que retrata a ascenção e queda do artista norte-americano responsável por um estilo radical de pintura que ditou o rumo da arte moderna.

O ciclo de cinema “Um Pintor… um Filme” está integrado na programação de janeiro da Casa da Cultura, a qual inclui, além desta iniciativa, outros ciclos de cinema, concertos, encontros, debates e exposições.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign