14 de Dezembro de 2017
13º
max. 16º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
turismo 20 de Março de 2015
FlaminGO de olhos na Natureza

Passeios pela natureza, observação de aves, gastronomia, workshops e jogos tradicionais são alguns dos atrativos da primeira edição do FlaminGO Fest, certame a realizar nos dias 3, 4 e 5, no Moinho de Maré da Mourisca.

A primeira edição do FlaminGO Fest, evento de promoção da oferta associada ao turismo de natureza e cultural e à gastronomia e vinhos, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, pretende dar a conhecer a beleza natural da região e proporcionar experiências de atividades ao ar livre.

As riquezas e potencialidades naturais da Herdade da Mourisca são exploradas com um conjunto de atividades, que incluem passeios de bicicleta, pedestres, de barco e de caiaque.

O FlaminGO Fest, no Moinho de Maré da Mourisca, localizado no Faralhão, a funcionar a partir das 09h30 e com encerramento às 19h30, dispõe ainda áreas para piqueniques, golfe e bungee trampolim.

A qualidade dos produtos da região está em evidência em mostras e degustações de vinhos, queijo, doçaria e ostras, que se realizam ao longo dos três dias do certame. Existe ainda menus gastronómicos assegurados pela “Amarobom”, da chef Fernanda Amaro.

A possibilidade de contemplação de aves é um dos atrativos do evento. Num percurso de perto de duas horas a bordo de uma embarcação no Estuário do Sado, os participantes, acompanhados de um guia especializado, seguem equipados com binóculos e guias de campo para vislumbrar algumas das aves, como flamingos e garças.

As excursões de observação de aves, a realizar nos três dias, com partida do Moinho de Maré da Mourisca, às 17h00, destinam-se a grupos de seis a 12 pessoas, que devem comparecer no local até meia hora antes do embarque. Os adultos pagam 35 euros e as crianças até aos 12 anos têm um desconto de 20 por cento.

Os interessados em participar nestes passeios de observação de aves devem fazer as reservas junto do operador turístico Vertigem Azul, através dos telefones 265 238 000 e 916 982 907.

O certame proporciona ainda, todos os dias, das 09h30 às 19h30, visitas ao Galeão do Sal – Património Marítimo, embarcação fundeada no local associado à atividade do transporte do sal. A inscrição custa 5 euros.

No FlaminGO Fest é possível frequentar pequenos workshops, orientados pela designer Paula Lima, sobre kits pedagógicos em burel, tecido artesanal português utilizado em peças domésticas como é o caso das capas dos pastores.

Num “Espaço Kids”, além de pinturas faciais, as crianças têm oportunidade de participar num conjunto de oficinas pedagógicas.

Em termos de atividades pontuais, destaque para um trail training, a 3 de abril, às 10h00, enquanto no dia seguinte há um passeio pedestre, às 09h30, uma aula de zumba com uma instrutora do ginásio Profitness, às 10h30, e um workshop de orientação, às 15h00. No último dia do FlaminGO Fest, a 5, realiza-se um passeio de cicloturismo, às 10h00.

Informações sobre as atividades do certame, umas de participação gratuita e outras pagas, podem ser obtidas no Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Setúbal pelos números 265 545 010 e 91 40 33 800 ou pelo endereço de correio eletrónico gatur@mun-setubal.pt.

Na organização do FlaminGO Fest, a Câmara Municipal tem como parceiros a Associação Baía de Setúbal, o Clube Naval Setubalense, a Associação de Atletismo Lebres do Sado, o Clube de Canoagem de Setúbal, o Ginásio ProFitness, a Jomara, o TroiaCruze, a Sado Arrábida, a Vertigem Azul, a Amarobom e Paula Lima.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign