18 de Outubro de 2017
17º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
turismo 06 de Junho de 2016
FlaminGo Fest celebra natureza

Passeios de barco, observação de aves, mostra de produtos regionais e atividades desportivas marcaram a segunda edição do FlaminGO Fest, realizado nos dias 3, 4 e 5, na Herdade da Mourisca.

Todos os caminhos foram dar à Herdade da Mourisca, onde, pelo segundo ano consecutivo aconteceu o FlaminGO Fest. Um evento de promoção turística que juntou a vertente da natureza e a prática desportiva, numa lógica de sustentabilidade ambiental.  

Ao contrário do ano passado, desta vez o tempo foi um bom aliado e isso trouxe mais pessoas para participarem nas diversas atividades. Ao longo dos três dias foi possível conhecer as riquezas e encantos do Estuário do Sado, através da participação em iniciativas como passeios de barco e caiaque, passeios em charrete pela Herdade da Mourisca e visitas ao Moinho de Maré, onde decorreu uma mostra de produtos regionais.

A maioria destas atividades foram de participação gratuita, tal como workshops de anilhagem de passeriformes, animações para crianças e ações ao pôr do sol.

As atividades direcionadas para o turismo de natureza, estas, pagas, como a observação de garças e flamingos, foram uma das atrações do FlaminGO Fest. Os participantes tiveram a oportunidade de contemplar as espécies habitantes do Estuário do Sado durante um passeio a bordo de uma embarcação, e com recurso ao uso de binóculos.

Durante os três dias do festival, a prática desportiva assumiu um dos papéis principais. Provas de BTT, aulas de ioga, chi kung e zumba, danças latinas e golf foram integraram o programas.

O ponto alto do festival aconteceu no último dia, domingo, dia em que também se assinalou o Dia Mundial do Ambiente. A efeméride foi celebrada com a FlaminGO Run Sado, um evento que incluiu uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de seis.

“A ajuda da prática desportiva deu uma nuance diferente ao evento. Conseguimos cerca de 500 pessoas a participar na caminhada e na corrida. Foi mais do que positivo”, salienta Ana Gomes.

O FlaminGO Fest resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Reserva Natural do Estuário do Sado e o Natural.PT.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign