18 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 10 de Abril de 2014
Flores aos pés de Sebastião da Gama

Sebastião da Gama foi homenageado no dia 10, data em que faria 90 anos, com uma cerimónia de deposição de flores na estátua do poeta em Vila Nogueira de Azeitão.

Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal, e Celestina Neves, presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, colocaram duas coroas de flores na base da estátua localizada na Praça da República durante a cerimónia, a que assistiram ainda representantes da Associação Sebastião da Gama e familiares do poeta.

Pela primeira vez em vários anos, Joana Gama, mulher de Sebastião da Gama, não pôde estar presente na cerimónia de homenagem, devido a problemas de saúde.

Em representação da tia e da Associação Sebastião da Gama, Ana Vieitos agradeceu a iniciativa, uma cerimónia em que Joana Gama “gostaria de estar e pela qual ficaria, com toda a certeza, muito feliz” pela homenagem prestada.

O vereador Pedro Pina sublinhou que a Câmara Municipal “associa-se a esta homenagem porque são homens como Sebastião da Gama que permitem fazer continuar a querer sonhar”, salientando ainda que o poeta descreveu a Serra da Arrábida “como poucos”.

A deposição de flores foi a primeira iniciativa de um programa comemorativo organizado pela Câmara Municipal para assinalar o 90.º aniversário do poeta e pedagogo natural de Azeitão, falecido prematuramente, aos 27 anos, vítima de tuberculose.

O programa reserva ainda, para o dia 12, com início às 15h00, um passeio aos locais da Serra da Arrábida que serviram de inspiração literária a Sebastião da Gama.

Os interessados em participar nesta atividade, que inclui períodos de declamação de poemas por Alexandrina Pereira, devem inscrever-se no Museu Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão, pelo telefone 212 188 399 ou pelo endereço museusebastiaodagama@mun-setubal.pt.

Também a 12, mas às 21h00, é inaugurada no Museu Sebastião da Gama a exposição “Outros Poemas de Sebastião da Gama”, promovida pela Associação Cultural Sebastião da Gama e que inclui a leitura de poemas inéditos.

O coro municipal Afina Setúbal atua, igualmente no âmbito do programa comemorativo, no dia 12, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign