24 de Outubro de 2017
15º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
09 de Janeiro de 2013
Flores homenageiam Luísa Todi

O orgulho de Setúbal ser cidade berço de Luísa Todi foi exaltado no dia 9, dia em que se assinalam os 260 anos do nascimento da cantora lírica setubalense.

Numa cerimónia de deposição de flores na glorieta dedicada à cantora, na Avenida Luísa Todi, a Câmara Municipal de Setúbal e a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão (LASA) prestaram uma homenagem que evocou a vida da setubalense, nascida a 9 de janeiro de 1753.

A presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, salientou a forma como Luísa Todi “projetou a sua terra, através da ação, da arte e do trabalho na área da cultura”, nos grandes palcos europeus, percorrendo várias cidades onde viveu.

Uma mulher também de família que, na sua época, “sofreu o problema de igualdade de género”, como a imposição régia, em abril de 1793, de, para atuar na corte portuguesa, permanecer apenas, no seu próprio país, por um período de 24 horas.

“É importante nunca esquecer a importância desta mulher, o que representa na cultura portuguesa”, afirmou a autarca sobre o legado de Luísa de Aguiar Todi falecida a 1 de dezembro de 1833, em Lisboa, pobre e cega.

Também a LASA, numa mensagem deixada pelo presidente, Machado Luciano, recordou a vida artística da “grande senhora do canto lírico”, com uma carreira no estrangeiro impulsionada pelo marido, o violinista napolitano Francesco Todi, com quem casou aos 16 anos e teve nove filhos.

Maria das Dores Meira agradeceu a “parceria privilegiada” da LASA nas comemorações do aniversário de Luísa Todi, além da presença da vereadora da Cultura do município francês de Beauvais, cidade geminada com Setúbal, num “dia tão particular como este”.

A autarca setubalense deixou o convite para o espetáculo “Luísa Todi – O Musical”, que estreia esta noite no Fórum Municipal Luísa Todi.

A grande produção cénica, com mais de três dezenas de profissionais e amadores em palco, das áreas do teatro, música e dança das instituições culturais do concelho, tem apresentações públicas nos dias 10, 11 e 12 às 21h30 e no dia 13 às 16h00

Os bilhetes estão à venda no Fórum, com o preço de dez euros para a plateia e oito para o balcão.

O programa comemorativo do 260.º aniversário do nascimento de Luísa Todi continua amanhã, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com um concerto, de entrada gratuita, pelo Coral Luísa Todi.

Do reportório fazem parte autores portugueses, incluindo temas ligados ao Natal, e estrangeiros, como César Frank, G. Fauré e John Rutter.

O Coral Luísa Todi, dirigido por Gisela Sequeira, é acompanhado ao piano por Miguel Sousa.

O espetáculo conta ainda com a atuação de alunos de canto do Conservatório de Artes do Coral Luísa Todi, que interpretam temas de Mozart, Vivaldi e Händel.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign