12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
flores 24 de Maio de 2016
Florir Portugal embeleza Setúbal

Setúbal é a mais recente cidade a abraçar o sonho de Florir Portugal, ação que procura embelezar o país, catalisar o turismo e valorizar os produtos nacionais.

O Eva Dream Florir Portugal, projeto impulsionado por Tó Romano, ao qual o município setubalense se associa com ações próprias, como a I Festa de Flor, que arranca amanhã, foi apresentado no dia 23 ao final da tarde em conferência de imprensa realizada no Mercado do Livramento, junto de uma estátua alusiva à florista.

“Este é o sítio certo para esta iniciativa, uma alavanca para florir ainda mais a nossa cidade”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sobre a ação que começa amanhã, na Praça de Bocage, com uma festa em proximidade com a população, na qual marcam presença 25 expositores. 

O certame de promoção da flor, a decorrer entre as 09h00 e as 17h00, conta com artesãos, artistas, associações culturais, empresas de construção e manutenção de espaços verdes, floristas, horticultores, máquinas e ferramentas, materiais para construção e manutenção de espaços verdes e viveiristas. 

“Queremos, acima de tudo, sensibilizar os cidadãos para os valores ambientais, estéticos e culturais associados aos espaços verdes e contribuir para a divulgação dos diversos serviços e produtos relacionados com a produção de plantas e a manutenção dos espaços verdes”, realçou a autarca.

Maria das Dores Meira acrescentou que, no âmbito do Eva Dream Florir Portugal, Setúbal procura “desafiar e motivar os cidadãos para embelezar com plantas os seus espaços privados dando assim continuidade ao trabalho desenvolvido pelo município nos espaços públicos”.

Na esfera de intervenção municipal, a edil vincou que a etapa de urbanização desenvolvida no último século fez crescer a necessidade de novos jardins públicos, como por exemplo o Parque Verde da Bela Vista e o Parque Urbano de Albarquel.

O município tem feito um esforço contínuo no embelezamento da cidade. “Instalámos duas paredes verdes [Paços do Concelho e Casa da Cultura] e nas principais praças colocámos mais de três centenas de floreiras. Temos mais de 15 mil metros quadrados para produção agrícola nas hortas comunitárias e plantámos mais de 2500 árvores nos últimos quatro anos”, indicou a autarca.

A presidente da autarquia destacou ainda a importância de algumas iniciativas municipais, como o Setúbal Mais Bonita e o Nosso Bairro, Nossa Cidade, para potenciar “as mais-valias ambientais e estéticas dos espaços verdes por via da intervenção popular no espaço público”.

Setúbal, apesar de ter sido um dos primeiros municípios interessados em aderir ao Eva Dream Florir Portugal, só agora oficializou a adesão. “Lembro-me da primeira vez que Tó Romano me apresentou o projeto, que me surpreendeu. Disse-me, tenho um sonho. Não custa nada. Apenas tem de o fazer.”

Setúbal, à semelhança de outras urbes que já aderiram ao projeto – atualmente são mais de 25, como Lisboa, Braga, Peniche, Rio Maior, Viana do Castelo e Penalva do Castelo –, desafia os munícipes a embelezar varandas e janelas com flores e, simultaneamente, promove ações no espaço público.

A ideia é em todo semelhante ao desígnio nacional que levou os portugueses a colocarem, em 2004, bandeiras de Portugal em janelas e varandas aquando da realização do Campeonato Europeu de Futebol, naquele que foi um exemplo de união e espírito de solidariedade em torno de uma causa.

“Há sete anos tive um sonho e uma vontade de lançar uma moda em Portugal”, contextualizou Tó Romano, impulsionador do projeto e, igualmente, diretor da Central Models. “Florir Portugal está nas mãos e ao alcance de todos nós. Só é preciso o envolvimento de todos.”

Tó Romano acredita que o Eva Dream Florir Portugal pode trazer benefícios. “Não se trata só de ter o território mais bonito. É mudar a própria imagem de Portugal e torná-lo no país mais florido do mundo. Se o conseguirmos vamos surpreender, sobretudo os estrangeiros, mas também quem cá vive.”

Aliado ao embelezamento do país, o projeto de Tó Romano pretende criar uma onda de afetos que aponta à valorização dos valores da paz e da harmonia, contribuindo para o incremento da autoestima. “Basta apelar à bondade dos portugueses para abrirem os seus corações.” 

O Eva Dream Florir Portugal, reitera, pode trazer mais-valias ao nível do turismo enquanto fator de diferenciação na atração de mais visitantes e, também, na valorização dos produtos nacionais que são “os melhores do mundo”.

Em suma, Tó Romano espera que o projeto, com o contributo de todos, cumpra o desígnio de transformar Portugal num “jardim à beira-mar plantado”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign