23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
animação 02 de Fevereiro de 2012
Folia do Carnaval está a chegar

Desfiles de foliões, cegadas e um espetáculo de eleição da realeza carnavalesca integram o programa do Carnaval de Setúbal 2012, iniciativa que nesta edição conta também com uma festa after hours e a participação de uma companhia circense.

“Setúbal está inscrita, com crescente propriedade, no roteiro nacional das celebrações carnavalescas”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, no dia 2, na apresentação do programa do Carnaval de 2012, realizada na Casa da Baía.

A autarca reforçou que, “apesar da crise, Setúbal mantém a animação de Carnaval” e elogiou a “união de empenhos e propósitos entre a Câmara Municipal de Setúbal e as associações locais de cultura e recreio” para o desenvolvimento do Carnaval de Setúbal 2012, organizado numa parceria da ACOES – Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal com a Autarquia, juntas de freguesia e movimento associativo do Concelho.

Maria das Dores Meira, sublinhando o caráter eclético do programa, com “múltiplos divertimentos e atividades de expressões artísticas”, apelou à participação das populações no Carnaval de Setúbal 2012, que proporciona “momentos de memorável diversão”.

O presidente da ACOES, Bruno Frazão, revelou que o programa preparado para esta edição, que segue, pela segunda vez consecutiva um novo modelo, com os carros alegóricos a desfilarem numa iniciativa no verão, é “mais atrativo e para todas as idades”.

Bruno Frazão enalteceu “o empenho e dedicação” das coletividades que acompanham os festejos carnavalescos, salientando que são “a chave do sucesso do Carnaval”, o qual “atrai milhares de pessoas à cidade”.

Os tradicionais desfiles de foliões, que este ano se realizam nos dias 19 e 21 de fevereiro, centram atenções na Avenida Luísa Todi. Os desfiles, com entrada livre, contam com 250 participantes de seis coletividades e diversos grupos informais. São antecedidos de momentos de animação, a partir das 15h00, no Auditório José Afonso.

Participam nos desfiles a Associação dos Comerciantes do Mercado do Livramento, com o tema “Mitologia dos Mares”, a Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, com a temática “As sardinhas entre nós”, e a Academia Cultural Teatro e Artes de Setúbal, que apresenta “Smurfs e Smurfinas”.

A austeridade inspira as brincadeiras do Grupo Desportivo Fonte Nova, com a “Padaria da crise”, o Clube Desportivo e Recreativo Águias de S. Gabriel, que apresenta “Troikas & Troikinhos”, e a União Desportiva e Recreativa das Pontes, que aborda a “Troika”.

Os desfiles carnavalescos, realizados entre o Largo José Afonso e o antigo Quartel de Infantaria 11, contam ainda com a participação especial da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, do Clube de Motards de Setúbal, do Circo Nómada e do grupo de percussão africano Lazy Bones.

Os grupos informais interessados em participar nos desfiles carnavalescos devem realizar a inscrição, até à altura dos desfiles, através do contacto telefónico 917 620 948 ou do endereço acoes.setubal@gmail.com.

O programa carnavalesco conta ainda com um conjunto de atividades variadas que começam no dia 5, às 15h00, com um baile de Carnaval, animado pelo Duo Contraste, na Associação de Moradores Bairro da Anunciada. A entrada custa 2,5 euros.

A folia carnavalesca está também presente numa minifeira de Carnaval, patente entre os dias 10 e 27, no Largo José Afonso, onde há tasquinhas, divertimentos e, de sexta-feira a domingo, espetáculos do “Circo Nómada”.

Os reis da edição de 2012 do Carnaval setubalense são conhecidos num espetáculo que se realiza no dia 11, às 21h30, no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Setúbal. A iniciativa, com um custo de 2,5 euros, conta com animação musical pela Orquestra Bohemia, da Sociedade Filarmónica Providência, teatro, danças de salão e um show de transformismo.

No dia 17, pelas 10h00, realiza-se um desfile infantil e concurso de fantasias com crianças dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo nas ruas da Baixa, num percurso entre a Praça de Bocage e o Largo da Misericórdia. Na Praça de Bocage está instalado um insuflável para a pequenada brincar.

No mesmo dia, às 21h30, na Associação de Moradores Bairro da Anunciada, estreia a cegada “O Viveiro das Passaronas”. A entrada para o espetáculo, uma sátira teatral à luxúria e ao transformismo, inspirada no célebre filme francês “A Gaiola das Malucas”, com texto e encenação de Bruno Frazão, custa 3,5 euros.

O programa carnavalesco conta ainda com mais duas atividades, ambas no dia 20. Às 15h00, no Centro Multicultural de Setúbal, realiza-se a festa de Carnaval do grupo do projeto “+ Ambiente”. Mais tarde, a partir da meia-noite, no Auditório José Afonso, o DJ Pedro Goya lidera a animação musical do Carnaval After Hours, iniciativa com entrada livre.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign