19 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
recriação 25 de Maio de 2015
Foral dá festa 500 anos depois

A recriação da entrega do foral a Setúbal e a demonstração de aves de rapina foram os pontos altos do programa comemorativo dos 500 anos do Foral Manuelino, que decorreu no dia 23, na Praça de Bocage.

“A Festa do Foral”, organizada pela Autarquia, através do Arquivo Municipal de Setúbal, foi povoada de tendas, ao estilo medieval, com venda de artesanato, peças em pele, bijutaria e vestuário.

O certame, a funcionar durante todo o dia, acolheu um espaço de “Educação”, no qual estiveram patentes as exposições “500 anos do Foral Manuelino de Setúbal” e “Trajes Quinhentistas”.

Com várias referências à época quinhentista, um dos aspetos que centraram mais as atenções de quem passou pela Praça de Bocage foi a zona dedicada à “Natureza”, com a exibição de falcões, corujas e póneis.

A animação foi uma constante durante o certame. O Teatro do Elefante, numa encenação de marionetas, contou a história “A Princesa do Sal”, para satisfação das largas dezenas de crianças e adultos que se reuniram ao redor dos atores junto das arcadas dos Paços do Concelho.

“A Festa do Foral” incluiu ainda várias animações ao longo do dia, como exibições em voo livre de aves de rapina.

A meio da tarde, a RIBAT – Esgrima Histórica de Além Tejo fez uma pequena demonstração de esgrima histórica, com dois militares do século XVI a realizaram exercícios de ataque e defesa com adagas.

A recriação da entrega do foral a Setúbal, com alunos do 4.º ano da EB dos Pinheirinhos a montar uma guarda de cavaleiros à chegada do arauto do rei D. Manuel, marcou o programa comemorativo do foral, responsável há 500 anos por uma profunda reforma administrativa em Setúbal.

“Vem nosso Senhor El-Rei D. Manuel, Rei de Portugal dos Algarves, pela Graça de Deus, dar a Carta de Foral à Terra de Setúbal”, anunciou o arauto aos 25 figurantes e às várias dezenas de pessoas que assistiram à evocação.

No final do certame houve um apontamento de música pelo grupo Medievus Ensemble à porta da Igreja de São Julião e de dança quinhentista a cargo da Associação de Allius Vetus, que disponibilizou, durante todo o dia, pinturas faciais, modelagem de balões e jogos tradicionais.

O projeto educativo “A Festa do Foral” é organizado no âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Setúbal (1514-2014), com um vasto conjunto de atividades abertas à população a decorrer na cidade desde o ano passado.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign