23 de Outubro de 2017
19º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
fotografia 07 de Maio de 2012
Fotografia distingue André Carvalho

André Carvalho, com o primeiro lugar na categoria digital e a distinção para melhor fotografia, foi o grande vencedor da “9.ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal”, cuja entrega de prémios decorreu no dia 5, no bar ArtKafé.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, contou com a participação de 50 fotógrafos amadores, que ao longo de 12 horas, no dia 10 de março, percorreram o Concelho à procura das melhores imagens para ilustrar o tema principal, “Zeca Afonso”.

“Foi uma temática muito complicada de trabalhar e um desafio muito interessante de imaginação e criatividade”, confessou André Carvalho, de 53 anos, residente em Loures, concorrente com o melhor conjunto de fotografias nos 12 subtemas a concurso, inspirados em títulos de álbuns de Zeca Afonso.

As fotografias captadas pela lente deste fotógrafo amador, participante pela primeira vez no concurso setubalense, a convite de um amigo, centram-se em jogos de sombras, “uma dificuldade que acabou por se transformar numa oportunidade de fotografia”, revelou o vencedor.

“Comecei a prova era quase 11h00 e já havia muitas sombras. Aproveitei a oportunidade e acabei por fotografar sempre neste registo. No fundo acaba por ser uma homenagem ao importante trabalho que Zeca Afonso desenvolveu na sombra”, sublinhou André Carvalho.

O convívio com outros participantes também fez também parte das 12 horas da maratona fotográfica do concorrente. “Fiz grande parte da prova sozinho, até porque o tempo disponível não era muito. Ainda assim deu para fazer algumas amizades”, adiantou este participante, que pouco conhecia de Setúbal.

“Deu para conhecer alguns locais interessantes e apercebi-me que é uma cidade com muito potencial”, referiu André Carvalho, enaltecendo a organização do concurso, que integra o m@rço.28, programa municipal da juventude. “É sempre uma boa oportunidade para fotografar.”

André Carvalho obteve ainda o prémio para melhor fotografia, no subtema “Fura Fura”, e arrecadou três menções honrosas. O concorrente ganhou uma viagem a Lloret de Mar, um fim de semana no Hotel do Sado, uma moldura e uma máquina digital e ainda vouchers de desconto em material fotográfico.  

Márcia Santana, com três menções honrosas, alcançou o segundo lugar na categoria digital pelo melhor conjunto de fotografias. Já Pedro Dinis, com quatro menções honrosas, ficou na terceira posição da “9.ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal”.

“Todos os participantes devem sentir-se orgulhosos com os trabalhos fantásticos obtidos, sobretudo quando se trata de um tema imaterial e de tradução complexa”, sublinhou o vereador Carlos Rabaçal, da Câmara Municipal, na cerimónia de entrega de prémios.

O autarca destacou os “importantes momentos de convívio e descobertas” proporcionados por esta iniciativa cultural, “um bem essencial que deve estar acessível a todos os cidadãos”.

Carlos Rabaçal enalteceu ainda o “contributo de todos os participantes ao longo das nove edições do concurso” para o enriquecimento do acervo fotográfico de Setúbal.

Após a entrega de prémios, foi inaugurada, no ArtKafé, uma exposição com as vinte melhores imagens da “9.ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal", incluindo a melhor fotografia e as 19 imagens classificadas com menções honrosas.

A exposição fica patente até ao final de maio naquele bar localizado na Travessa da Anunciada, junto da Avenida Luísa Todi.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign