20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 06 de Março de 2017
Fotografia trama 'Vale da Estranheza'

Quinze obras compõem uma exposição de fotografia intervencionada de Bernardo Sousa Santos, inaugurada no dia 3, na Casa da Cultura, onde fica patente durante um mês.

“Vale da Estranheza”, baseada na tese de mestrado do autor em Práticas Artísticas Contemporâneas na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, revela o caminho que Bernardo Sousa Santos, 27 anos, pretende explorar enquanto artista, na área do campo expandido da fotografia.

“São imagens tramadas. No duplo sentido. Pela sujeição a uma intervenção plástica e também em termos conceptuais, pela subversão das regras fotográficas”, salienta o autor.

Bernardo Sousa Santos entende que o discurso fotográfico se forma na imposição de uma perspetiva sobre o olhar do observador, em que “os limites para a forma da fotografia são aqueles que o autor desejar trabalhar”.

A exposição inclui obras das séries fotográficas Conopeu, na técnica de acrílico rasurado sobre impressão, Das Unheimliche, de impressão sobre alumínio, e Layers of Identity, de vidro gravado sobre impressão.

A trama é o elo comum destas abordagens, o filtro modular da imagem, que por ação de um processo manual e repetitivo desconstrói, altera e reconstitui a imagem fotográfica em diferentes aproximações. “O objetivo é sempre o de pôr em causa a condição medial da fotografia, contendo, ainda assim, algumas das suas características identitárias.”

Bernardo Sousa Santos, nascido em 1989, em Beja, reside no Porto, onde concluiu recentemente o mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas. É licenciado em Fotografia e Cultura Visual no IADE – Instituto de Arte, Design e Empresa.

A mostra patente na Galeria de Exposições da Casa da Cultura pode ser visitada até 3 de abril, de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas e sábados das 10h00 à 01h00 e aos domingos das 10h00 às 20h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign