24 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
concurso 19 de Dezembro de 2016
Fotos vencem no desporto

O setubalense Jorge Espírito Santo, 67 anos, foi o vencedor do concurso de fotografia Dá Cá 5! Give Me 5!, que teve como tema Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

A cerimónia de entrega de prémios do concurso, organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Fnac, realizou-se no dia 17, na Galeria Municipal do 11, onde está patente, até 14 de janeiro, uma exposição composta por seis painéis com as fotografias vencedoras. 

O Dá Cá 5! Give Me 5!, aberto à comunidade em geral, nasceu da vontade de se fazer do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 um motivo para fomentar e desenvolver o gosto pela fotografia.

“Era muito importante para nós termos também na dimensão estética e das artes um importante segmento de participação em Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. Por isso, este é um momento simbólico e significativo, pelo registo que ficará para sempre deste importante evento”, referiu o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, na cerimónia de entrega de prémios.

O concurso registou a participação de setenta e três fotógrafos, que, através da objetiva, deram o seu olhar sobre o programa desportivo que encerrou no dia 17, após um ano intenso com mais de três centenas de eventos de âmbito regional, nacional e internacional.

O vencedor do Dá Cá 5! Give Me 5! registou 46 dos 309 eventos, incluindo a gala de encerramento, que se realizou no sábado à noite, num total de mais de 21 mil fotografias. 

Cada participante só podia enviar cinco imagens a concurso. Por isso, entre milhares, a escolha não foi fácil para Jorge Espírito Santo.

“Entre tantas fotos há muitas quase iguais e foi muito difícil escolher. Tive em conta a qualidade da foto, o momento e o enquadramento e selecionei as que me pareceram as melhores. Por exemplo, escolhi uma foto da maratona feminina de águas abertas que capta o momento em que as nadadoras entram na água, e outra de um evento de ginástica artística que é a minha preferida.”

Satisfeito por receber o prémio pelo amor que tem, há vários anos, à fotografia e pela dedicação que deu ao registo de imagens de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, Jorge Espírito Santo, atualmente aposentado, salienta que a sua participação no concurso foi também uma forma de contribuir para projetar a cidade que tanto ama.

“Senti que tinha obrigação de tentar divulgar a minha cidade através das imagens. Na minha página de facebook tenho uma seleção de fotos de cada evento para as pessoas partilharem com amigos e conhecidos, porque quero que a minha cidade seja conhecida o mais possível.”

O gosto pela fotografia é antigo. Começou em Angola, durante o serviço militar, em 1973, e chegou a partilhar um laboratório de fotografia com um amigo em Setúbal, na Fonte Nova.

Começou aí a caminhada que, apesar de não constituir a sua ocupação profissional, nunca mais parou e ganhou força nos últimos anos, sempre inspirada nas paisagens da cidade que o viu nascer. “Vou muitas vezes à serra. Já não há quase nada em Setúbal que eu já não tenha fotografado.”

O concurso Dá Cá 5! Give Me 5! atribuiu ainda prémios ao segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto melhores conjuntos de fotografias, atribuídos, respetivamente, a Rui Branco Vaz, 36 anos, Nuno Pereira Gomes, 40, Catarina Costa Mestre, 19, Sónia Oliveira, 34, e Alexandre dos Prazeres Santana, 43.

Cada participante apresentou uma carteira de cinco fotografias legendadas representativa do programa desportivo, avaliada tendo em conta os parâmetros de originalidade, criatividade da abordagem, excelência técnica, qualidade da imagem, coerência da escrita fotográfica e abrangência de eventos registados.

Os vencedores receberam prémios em material fotográfico, bem como um passe anual para utilização das instalações desportivas municipais, um bilhete duplo para um espetáculo no Fórum Municipal Luísa Todi e um bilhete duplo para uma sessão cinematográfica o Cinema Charlot – Auditório Municipal.

Após a entrega dos prémios aos autores dos seis melhores conjuntos foi inaugurada a exposição composta pelas trinta fotografias vencedoras, que fica patente, até 14 de janeiro, na Galeria Municipal do 11.

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento da Galeria Municipal do 11, de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado das 14h00 às 18h00.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign