18 de Outubro de 2017
16º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 25 de Maio de 2015
França seleciona 'curta' portuguesa

O filme “Luminita”, do realizador setubalense André Marques, foi selecionado para o programa “Les Nuit en Or 2015”, organizado pela Academia Francesa de Cinema, a decorrer em junho.

Esta distinção junta-se a outras alcançadas pela película, produzida com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, de que se destacam o grande prémio do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Drama 2014, na Grécia, os Prémios Sophia 2014, da Academia Portuguesa de Cinema, como Melhor Curta-Metragem de Ficção.

A quarta curta-metragem de André Marques, sobre dois irmãos que não comunicam há anos e se encontram no funeral da mãe, o que os leva a lidar com o luto, as obrigações enquanto filhos e o sentimento de perda, foi agora escolhido pela Academia Francesa de Cinema.

A película está presente na secção Panorama, destinada às 32 melhores curtas-metragens mundiais do ano, vencedoras de prémios nacionais de cinema, que serão exibidas nas cidades de Lisboa, Luxemburgo, Estocolmo, Madrid, Atenas, Roma, Bruxelas, Genebra e Paris.

“Luminita” consta ainda da secção Tour, o que permite que os realizadores representem os seus filmes em quatro daquelas cidades, com a oportunidade de conhecerem profissionais das várias indústrias cinematográficas europeias e academias que colaboram no programa, terminando com uma noite de gala, a 15 de junho, em Paris.

André Marques foi escolhido pela Câmara Municipal com um dos Jovens Revelação de Setúbal 2014, com a curta-metragem a ser exibida na festa de entrega de prémios, realizada a 10 de outubro, no Fórum Luísa Todi.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign