12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
meteorologia 04 de Dezembro de 2017
Frio exige cuidados especiais

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal adverte para a necessidade de adoção de cuidados especiais em face da previsão de manutenção de temperaturas baixas.

As preocupações, designadamente com os grupos mais vulneráveis da população, como crianças e idosos, resultam de um aviso de nível “amarelo” relativo a tempo frio que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu para o distrito de Setúbal até às 10h00 de quarta-feira.

A utilização de vestuário e calçado adequados, com a opção de várias peças de roupa em vez de uma única de tecido grosso, é uma das recomendações da Proteção Civil durante a vaga de frio. O uso de chapéu ou gorro e de luvas é aconselhado.

A roupa deve ser mantida seca para se impedir perdas de calor. Evitar-se vestuário justo ao corpo ou que faça transpirar é outra recomendação.

Nas habitações, há medidas que devem ser tomadas, como vedar-se portas e janelas por onde o ar frio possa entrar.

O acendimento de lareiras exige cuidados especiais, uma vez que, em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar produção de monóxido de carbono, um gás mortal. O mesmo em relação a aquecedores, devido ao risco de acidentes domésticos.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros alerta que as atividades físicas intensas são perigosas. Como o frio afeta a circulação sanguínea, obrigam o coração a um esforço maior, o que pode mesmo conduzir a um ataque cardíaco.

É, no entanto, aconselhável fazer exercícios físicos ligeiros com os braços, as pernas e os dedos para manter uma boa circulação sanguínea.

Em caso de dúvida, deve ser contactado o Centro Municipal de Operações de Socorro, através da aplicação “Setúbal SOS” ou através do Número Municipal de Emergência – 800 212 216.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign