18 de Novembro de 2017
16º
max. 20º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
solidariedade 08 de Setembro de 2017
Frota Solidária entregue em Setúbal

Duas dezenas de viaturas adaptadas a pessoas com necessidades especiais foram entregues na manhã de dia 8, em Setúbal, pela Fundação Montepio, no âmbito do projeto “Frota Solidária”, a instituições particulares de solidariedade social.

A cerimónia de dia 8, realizada em plena Praça de Bocage, foi organizada com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e consistiu na entrega das chaves de duas dezenas de veículos especiais aos representantes de outras tantas instituições de vários pontos do País.

A ação é o resultado da 10.ª edição do projeto “Frota Solidária”, desenvolvido pela Fundação Montepio, que, através das consignações fiscais de 0,5 por cento do IRS, reuniu, este ano, 342.764,76 euros de doações de contribuintes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa.

“Esta é muito mais que uma simples entrega de viaturas a instituições. É, acima de tudo, uma demonstração da sensibilidade social inscrita nas bases constitutivas da Fundação Montepio e de todos os que a apoiam”, sublinhou, na cerimónia, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

O generoso gesto, que se traduz na oferta de duas dezenas de veículos e de perto de dezena e meia de cadeiras de rodas e de transporte de crianças, afirmou a autarca, resulta das “verbas entregues por milhares de contribuintes por via de consignação fiscal prevista em sede de IRS”.

Um pequeno contributo que, reforça Maria das Dores Meira, “se converte em enorme mais-valia para as instituições que apoiam a população mais vulnerável e que constituem uma rede fundamental de apoio social que se substitui, em muitos casos, ao próprio Estado”.

Na cerimónia desta manhã, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal elogiou também a Fundação Montepio pelo “enorme investimento na solidariedade” e enalteceu o espírito de responsabilidade social dos portugueses, que, disse, “mantêm elevados níveis de solidariedade.”

O presidente do conselho de administração da Fundação Montepio, António Tomás Correia, sublinhou que esta é uma iniciativa que não se cinge, simplesmente, a oferecer viaturas a quem precisa. “São adquiridas, transformadas e adaptadas para que possam servir um verdadeiro propósito.”

Aquele responsável sublinhou a utilidade das duas dezenas de veículos entregues que, no âmbito da “Frota Solidária”, incluem um ano de seguro gratuito. “Satisfazem necessidades muito importantes das instituições que, diariamente, desempenham um trabalho notável a nível social”.

Aquele responsável, que agradeceu o acolhimento de Setúbal para a realização, pela segunda vez, desta iniciativa, frisou a importância do trabalho em parceria entre as diferentes instituições, reforçando que há um campo muito vasto na economia social e solidária para o desenvolvimento do trabalho em rede.

António Tomás Correia, além de elogiar o crescimento sustentado da urbe sadina, enalteceu a identidade solidária dos setubalenses. “Sentimos que em Setúbal se vive um grande quadro de solidariedade. É uma cidade que aposta no combate à exclusão e numa estratégia solidária.”

As duas dezenas de instituições particulares de segurança social abrangidas nesta edição do projeto, o qual recebeu 392 candidaturas, contemplam instituições de norte a sul do país, incluindo duas do distrito de Setúbal, a Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Amora e a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros.

Os cidadãos interessados em contribuir para o projeto “Frota Solidária” podem fazê-lo todos os anos através da declaração do IRS, indicando, no quadro 11 do Modelo 3, reservado à consignação fiscal, o número de identificação de pessoa coletiva da Fundação Montepio (NIPC 503 802 808).

O projeto “Frota Solidária”, criado em 2008 pela Fundação Montepio, é concretizado com a aquisição, transformação e adaptação de viaturas, posteriormente oferecidas a instituições particulares de solidariedade social. Desde a génese, foram entregues 182 viaturas a igual número de instituições.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign