18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 1º
notícias
iniciativas em destaque
futebol 19 de Agosto de 2016
Futebol de praia decide campeões

Setúbal está na rota das grandes decisões do futebol de praia ao receber nos dias 20 e 21, num estádio instalado no Parque Urbano de Albarquel, as finais das divisões de Elite e Nacional, com 12 clubes em competição.

A competição, com jogos nos dias 20 e 21, à tarde, realiza-se num “dos melhores campos de futebol de praia de Portugal, com a Arrábida e o Sado em pano de fundo, num enquadramento extraordinário”, afirmou, o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, na tarde de dia 19, na apresentação do evento.

Para o autarca, as fases finais das divisões Elite e Nacional dos campeonatos nacionais de futebol de praia, com entrada gratuita, constituem “mais um grande momento no programa da Cidade Europeia do Desporto 2016” e que “consagra Setúbal como uma cidade apaixonada pelo futebol e pela praia”.

Pedro Pina reiterou na conferência realizada no Parque Urbano de Albarquel que a ligação da urbe sadina com o futebol de praia é para fortalecer. “Não queremos que seja algo efémero. Queremos que Setúbal seja um ponto de referência no futebol de praia. Esta foi também a motivação pela qual quisemos trazer este grande evento.”

Neste sentido, o vereador do Desporto avançou que a Câmara Municipal de Setúbal “está a trabalhar de forma empenhada para criar um estrutura permanente [um estádio de futebol de praia], disponível para utilização durante todo o ano e não apenas de caráter sazonal. Acreditamos que é uma modalidade de futuro”.

O estádio instalado no Parque Urbano de Albarquel, versátil e que permite a prática das modalidades de futebol, voleibol e râguebi de praia, com bancadas amovíveis com capacidade para cerca de 1500 pessoas, recebe as duas provas do Campeonato Nacional de Futebol de Praia, com a participação das 12 melhores equipas portuguesas.

Na Divisão de Elite, é jogada a segunda eliminatória, com dois jogos a realizarem-se no dia 20, e a final, que apura o campeão nacional, a ter lugar no dia 21, às 18h00. As quatro equipas que disputam o título de campeão são SPG C Braga, Casa Benfica Loures, Sporting CP e o CF Os Belenenses.

No evento organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio da autarquia, jogam ainda os quatro clubes vencidos na primeira eliminatória da segunda fase, o Leixões SC, o Varzim SC, o GR Amigos Paz e o Vitória FC, disputam, também no dia 20, uma eliminatória para decidir os dois clubes que serão despromovidos.

Já as meias-finais do Campeonato Nacional de Praia – Divisão Nacional realizam-se no dia 20o, com o GD Nacional a enfrentar o ACD Sótão às 12h45 e o GD Chaves e o CDRC Vila Franca do Rosário a medirem forças às 14h00. A final realiza-se no dia 21, às 17h00.

“Esperamos que o público adira em massa”, salientou o diretor da Federação Portuguesa de Futebol para o Futsal e o Futebol de Praia, Pedro Dias, que acrescentou que a competição traz a Setúbal “as 12 melhores equipas nacionais”. Elogiou, igualmente, as condições do estádio instalado à beira-rio.

O dirigente, que demonstrou grande satisfação pela organização da competição em Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, está confiante no sucesso. “Vão ser grandes espetáculos, de nível técnico muito elevado, até porque estão em Setúbal 11 dos 12 jogadores que se sagraram campões europeus.”

O selecionador nacional de futebol de praia, Mário Narciso, não escondeu a satisfação pela realização do evento na cidade onde nasceu. “Estou extremamente satisfeito por ter aqui esta competição. Vai ser extraordinário”, vincou o setubalense, ao elogiar o empenho da autarquia por trazer as finais do futebol praia a Setúbal.

O vereador Pedro Pina teceu rasgados elogios a Mário Narciso, “um homem que tem levado a bandeira de Setúbal mais além e que eleva os pergaminhos desportivos da região”. Acrescentou que é “um orgulho ter Mário Narciso como um dos embaixadores de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”.

Já o presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Joaquim Sousa Marques, evidenciou o trabalho desenvolvido no distrito no futebol de praia e frisou que a “aposta na formação para potenciar a modalidade” é para manter. Destacou, igualmente, o contributo de Mário Narciso para o crescimento do futebol de praia nacional.

As duas provas do Campeonato Nacional de Futebol de Praia é um dos destaques do calendário de eventos de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, programa organizado pela Câmara Municipal com atividades nas mais variadas modalidades a decorrer até ao final do ano. 

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign