21 de Junho de 2018
17º
max. 27º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
Festividades 28 de Junho de 2011
Gastronomia tempera SetFesta

A SetFesta, evento que promove as atividades desenvolvidas pelo movimento associativo das freguesias da Anunciada e de Santa Maria da Graça, decorre entre os dias 1 e 10, no Largo José Afonso.

A gastronomia é um dos pontos mais fortes do certame, apresentado no dia 28 à comunicação social, na Casa da Baía. A SetFesta conta com o envolvimento de dez coletividades de ambas as freguesias e que estão responsáveis por outros tantos pavilhões de petiscos.

“O orçamento anda à volta dos 20 mil euros. Apesar das dificuldades, todos os anos se faz esta festa”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia da Anunciada, José Manuel Silva, acrescentando que a SetFesta tem também o objetivo de angariar fundos para o movimento associativo local.

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Graça, Fernando Paulino, explicou que, ao contrário do habitual, este ano a Câmara Municipal não é promotora do evento. “Passa a apoiar a iniciativa. Isto sem qualquer tipo de crítica [da organização]. Se não estou em erro, esta também era a única festa em que a Câmara era promotora. Trata-se, por isso, de uma questão de equidade”.

O diretor do Departamento de Cultura, Educação e Desporto da Câmara Municipal, Luís Liberato, em representação da presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, sublinhou que, apesar do ajuste organizativo da SetFesta, a Câmara de Setúbal “acaba sempre por apoiar este tipo de evento”.

Luís Liberato salientou igualmente que está convencido “de que a SetFesta vai ser outro sucesso”, até porque se realiza “num local muito querido e procurado pelos setubalenses”, o Largo José Afonso.

O certame, organizado pelas juntas de freguesia da Anunciada e de Santa Maria e pela ACOES – Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal, foi inaugurado no dia 1, ao fim da tarde, com uma cerimónia que incluiu o hastear das bandeiras das entidades participantes e a atuação da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal.

A SetFesta conta ainda com três pavilhões institucionais, da Câmara Municipal, do Núcleo de Fuzileiros da Região de Setúbal e do Vitória Futebol Clube, assim como com 11 espaços de promoção e venda de artesanato e produtos típicos da região.

A entrada no recinto é gratuita e, embora não esteja definido um horário fixo para abertura dos pavilhões, os primeiros petiscos devem começar a ser servidos pelas 16h00, dependendo da iniciativa de cada coletividade.

Em 2010, o certame, de acordo com informações divulgadas nesta conferência de imprensa, teve cerca de 80 mil visitantes, estatística que os organizadores referem como indicadora da importância do evento.

A abertura do VII Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal e pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, marcou, a partir das 21h30, no dia inaugural, o início do programa de espetáculos da SetFesta. Seguiu-se o grupo Os Alcorrazes, a partir das 22h30. A primeira noite terminou com um baile conduzido, a partir das 24h00, por André Patrão.

Para o dia 2 a agenda de espetáculos incluiu, a partir das 21h30, o 35.º Festival Nacional de Folclore, uma organização do Rancho Folclórico de Praias do Sado, sendo que, no dia 3, atuou, às 22h00, o grupo “Samba e Pagode”.

Jorge Nice sobe ao palco no dia 4, pelas 22h00, a mesma hora a que têm início os concertos do dia 5, de Quim Gouveia, do dia 6, do grupo de música popular Banza, e do dia 7, de Augusto Canário/Cantares do Minho à Desgarrada.

A Orquestra Ligeira da Quinta do Anjo atua no dia 8, também às 22h00, seguindo-se um baile, à meia-noite, com Actual Band.

Para o dia 9, às 21h30, está reservada a terceira edição do concurso “Miss & Mister Facebook Portugal 2011”, terminando o serão com um baile, às 24h00, conduzido por João Carlos.

Para o último dia da SetFesta, 10 de julho, está agendado um concerto, com início às 22h00, dos Irmãos Cabanas.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign