24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 02 de Junho de 2014
Gentes do mar recordadas

A memória dos pescadores desaparecidos foi evocada, no dia 31, de manhã, numa cerimónia de homenagem que incluiu a deposição de uma coroa de flores e um cântico dedicado às gentes do mar.

No Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, perto de quatro dezenas de pessoas marcaram presença junto do Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido para prestar uma sentida homenagem aos homens do mar.

Após a deposição de uma coroa de flores, a vereadora das Atividades Económicas da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, enalteceu a relevância do encontro para perpetuar a memória dos pescadores setubalenses.

A forte ligação desta atividade com a história e a identidade da região de Setúbal foi igualmente salientada nas palavras de homenagem aos marítimos. A autarca reforçou que, apesar de dura, esta é uma profissão fundamental para o setor económico.

O momento incluiu ainda o cântico “Homem do Mar”. O hino do Apostolado do Mar, entoado por um grupo de seis mulheres, apenas interrompido pela oração “Avé Maria”, foi um dos momentos mais marcantes.

A evocação, conduzida pelo padre Lobato, da Diocese de Setúbal, contou com a presença de representantes da Associação da Família do Mar de S. Sebastião, entidade que organizou esta iniciativa em conjunto com a Autarquia.

No âmbito das comemorações locais do Dia Nacional do Pescador, celebrou-se ainda, no dia 1, às 08h00, na Igreja de S. Sebastião, uma missa de homenagem aos pescadores.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign