12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
Natação 20 de Junho de 2011
Gianniotis e Maurer brilham no Sado

O grego Spyridon Gianniotis e a alemã Angela Maurer venceram, no dia 18, a 6.ª edição da “FINA Setúbal Bay 10 Km World Cup 2011”, prova em que Arseniy Lavrentyev obteve a melhor classificação portuguesa de sempre, alcançando o quarto lugar da geral.

Spyridon Gianniotis, que participou pela terceira vez consecutiva na etapa setubalense da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas, realizada junto Parque Urbano de Albarquel, conseguiu a melhor marca da temporada, completando os dez quilómetros em 1h40m29s.

Na parte final, o grego imprimiu um ritmo mais forte e bateu os principais opositores, o búlgaro Petar Stoychev, com a marca de 1h40m31s, e o alemão Thomas Lurz, vencedor das duas edições anteriores da “Setúbal Bay”, que, com o tempo de 1h40m36s, alcançou o terceiro lugar no pódio.

“Foi uma prova muito difícil devido à temperatura da água e à corrente forte”, afirmou Spyridon Gianniotis, revelando que ao longo da competição sentiu muitas dificuldades. “Gastei muita energia. Esta vitória é ainda mais importante pois permitiu superar os meus limites.”

O nadador helénico, que pretende garantir o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2012 o quanto antes (no Mundial de Xangai, China), sublinhou que, mesmo que atinja esse objetivo, vai marcar presença na prova de Setúbal no próximo ano.

“Vou estar presente porque é um bom treino para mim. Além do mais, adoro a cidade, que é muito parecida com a minha terra natal. Aqui sinto-me em casa”, referiu, agradecido pelo apoio do muito público presente no Parque Urbano de Albarquel.

Arseniy Lavrentyev foi o melhor português em prova, com o tempo de 1h40m38s, assegurando a quarta posição, meta que já havia alcançado em 2006, na altura ainda em representação da Ucrânia. Na prova, garantiu, em paralelo, o título de campeão nacional na distância de dez quilómetros.

“A água estava perfeita para mim e alcancei um bom resultado. Consegui manter-me sempre no grupo da frente e no fim aguentei o ritmo”, revelou o nadador olímpico português, que participa no Mundial de Xangai, a primeira das duas oportunidades de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres.

“Apesar de estar num bom momento de forma vai ser muito difícil para mim, porque a água é muito quente [em Xangai]. Mas para o ano estou em casa, o que dá um alento especial”, frisou Arseniy Lavrentyev.

A germânica Angela Maurer, que participou em todas as edições da prova setubalense e que em 2010 alcançara o terceiro posto, triunfou na competição feminina com o tempo de 1h48m41s.

No segundo lugar do pódio ficou a compatriota Isabell Donath, que gastou 1h48m43s para completar a prova. Já o terceiro lugar coube à grega Kalliopi Araouzou, com a marca de 1h48m51s.

“Estou muito contente por ter terminado em primeiro lugar. Foi uma prova muito dura. Tive de ser forte psicologicamente para combater o frio”, confessou Angela Maurer, que ainda não sabe se participa na prova de Setúbal do próximo ano. “Vamos ver o que acontece.”

A portuguesa Daniela Pinto, com o tempo de 2h01m37s, foi a melhor atleta feminina portuguesa, ficando na décima primeira posição, uma marca melhor do que a de 2010 mas longe das pretensões da nadadora. “Esta é a minha melhor classificação de sempre, mas fiquei um bocado desapontada pelo resultado e pela forma como nadei”, afirmou. 

O público presente no Parque Urbano de Albarquel, que teve oportunidade de ver em ação alguns dos melhores nadadores mundiais na disciplina de águas abertas, assistiu, ainda, a uma sessão de acrobacias aéreas, com dois aviões.

Durante cerca de meia hora, as máquinas voadoras da Team Aerobática realizaram manobras arrojadas por cima daquele parque da cidade e do rio, algumas delas incluindo voos picados e rasantes sobre a multidão.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, traçou um “balanço muito positivo” da “FINA Setúbal Bay 10 Km World Cup 2011”, salientando que este é mais um “evento forte da cidade”, organizado numa parceria entre a Federação Internacional de Natação, a Federação Portuguesa de Natação e a Autarquia.

A organização, para o próximo ano, nos dias 9 e 10 de junho, em Setúbal, da “Olympic Marathon Swim Qualifier 2012”, de qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, enche a edil setubalense de orgulho.

“Setúbal vai estar à altura para organizar a maior e mais importante prova desportiva da sua história, o que é um enorme privilégio”, frisou. “Vamos ter uma zona ribeirinha totalmente requalificada para usufruto da população, que ajudará, também, a que a competição de 2012 seja um enorme sucesso”, reforçou.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, se congratulou com a organização de um evento em constante evolução.

“É importante perceber o reconhecimento internacional em relação a esta prova, que começa a constituir um marco assinalável no contexto das águas abertas”, facto que também contribuiu para a atribuição da prova de qualificação olímpica a Portugal.

“Estamos a reunir todas as condições para que os atletas nacionais tentem a qualificação para Londres. Respiramos confiança e Setúbal vai insistir nesta realidade crescente de afirmação”, reforçou Paulo Frischknecht.

Presente na 6.ª edição da prova esteve o responsável técnico das Competições Aquáticas do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, Collin Hill, que se mostrou muito impressionado com a cidade e com a organização da “FINA Setúbal Bay 10 Km World Cup 2011”.

“É a minha primeira vez em Portugal e este é um local fantástico para receber a importante prova de 2012”, referiu, elogiando as condições naturais de Setúbal e as acrobacias dos ases dos céus. “Foi espantoso. Espero que para o ano possamos tê-los novamente.”

O inglês, que tirou muitas notas relativamente ao local e à organização da prova, mostrou-se ainda muito agradado por ver muito público no Parque Urbano de Albarquel. “É importante sentir que as pessoas se interessam por esta modalidade e pelo desporto em geral.”

O programa de atividades do evento, integrado no calendário do programa municipal Jogos do Sado, teve início logo de manhã com a realização de uma prova nacional de promoção de natação em águas abertas, destinada a atletas federados, que percorreram a distância de dois quilómetros.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign