23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 04 de Novembro de 2013
Gravuras ilustram música de Schubert

A relação das gravuras de Bartolomeu Cid dos Santos com a obra musical “Winterreise”, de Schubert, dá o mote a uma exposição e a uma conferência na Casa da Cultura.

A mostra, patente entre 14 de novembro e 10 de dezembro, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, consiste na apresentação de gravuras de um ciclo que Bartolomeu Cid dos Santos fez sobre a obra “Winterreise”.

O conjunto de imagens, de ilustração de cada um dos 24 lieds que compõem a peça romântica de Franz Schubert, é considerado uma das obras paradigmáticas da gravura em todo o mundo.

A mostra de Setúbal constitui uma oportunidade pouco comum para se apreciarem as gravuras, expostas pela última vez no British Museum, em Londres, ainda em vida do artista plástico, falecido em 2008.

A exposição pode ser vista de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, à sexta-feira e ao sábado até à 01h00 e ao domingo até às 20h00.

Manuel Augusto Araújo conduz uma conferência no dia 23, às 21h30, também na Casa da Cultura, dedicada ao ciclo de gravuras de Bartolomeu Cid dos Santos, assim como à própria obra do compositor alemão que inspirou o trabalho do artista plástico português.

O encontro inclui a projeção de “Bartolomeu Cid dos Santos – Por Terras Devastadas”, de Jorge Silva Melo, filme que apresenta um retrato sobre o gravador e pintor, considerado um dos grandes artistas plásticos do século XX, autor das primeiras metáforas contra o colonialismo português e um forte opositor da nova ordem mundial.

Ambas as iniciativas são de entrada livre.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign