18 de Outubro de 2017
16º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
educação 27 de Setembro de 2016
Heróis da Fruta regressa com inscrições

O projeto Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável regressa este ano à rede escolar do concelho de Setúbal para mais uma edição de promoção de hábitos alimentares saudáveis junto da população estudantil.

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil é a responsável pela iniciativa pedagógica de âmbito nacional e de adesão gratuita para alunos e escolas do 1.º ciclo e jardins de infância.

As escolas que pretendam integrar o projeto devem inscrever-se até 14 de outubro junto da Câmara Municipal de Setúbal, caso pertençam à rede pública do concelho, ou através do telefone 210 961 868, caso sejam da rede privada.

O projeto, que conta, a nível local, com a parceria da Câmara Municipal de Setúbal, destina-se a estabelecimentos de ensino públicos e privados e, pela primeira vez, é dedicado a um tema, no caso, “Festas Saudáveis”.

Através da iniciativa Heróis da Fruta, as crianças recebem “Estrelas de Mérito” de cada vez que comem fruta ao lanche, distinções que compõem o “Quadro de Mérito”. As escolas que tiverem os “Quadros de Méritos” mais preenchidos são premiadas pela organização com diferentes prémios.

Em paralelo, os professores recebem um “Guia Motivacional” com conteúdos especialmente concebidos para a educação alimentar, pelo que incluem fichas de trabalho, jogos educativos, planos e sugestões de aula e visitas de estudos.

Os alunos vão ainda criar o “Hino da Fruta”, com as diferentes propostas a serem alvo de uma votação para a eleição nacional do melhor tema.

No total são premiadas quatro escolas pela criação do “Hino da Fruta”, que recebem uma peça de teatro protagonizada pelas mascotes do projeto.

Nesta edição de 2016, os prémios do “Hino da Fruta” estendem-se a mais de oitenta estabelecimentos de ensino do país, que recebem visitas de nutricionistas e outros técnicos das entidades parceiras do projeto, que dinamizam workshops e aulas lúdicas para as crianças sobre o tema da alimentação saudável.

Em 2015, os Heróis da Fruta ensinaram e incentivaram o seguimento de regras corretas para alimentação saudável a cerca de 180 crianças da rede de ensino do concelho de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign