16 de Dezembro de 2017
10º
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
espetáculo 14 de Janeiro de 2014
Homenagem a Fernando Guerreiro

Um grupo de artistas, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, está a preparar um espetáculo multidisciplinar de homenagem ao ator, encenador e poeta setubalense Fernando Guerreiro, falecido no verão passado.

O evento realiza-se no Fórum Municipal Luísa Todi a 29 de novembro, às 21h30, depois de inicialmente agendado para o final de janeiro. Com a alteração de datas, a organização pretende fazer coincidir a atividade cultural com o mês em que o homenageado completaria 76 anos e proporcionar um espetáculo que permita honrar a memória de uma personalidade que pôs a criatividade ao serviço de diferentes áreas artísticas.

A iniciativa inclui momentos musicais e teatrais, a exibição de um documento audiovisual e testemunhos de colegas e amigos de Fernando Guerreiro que com ele partilharam palcos e experiências.

Os titulares de ingressos com a data agendada anteriormente, 26 de janeiro, devem dirigir-se à bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi, a funcionar de terça-feira a domingo, das 11h00 às 20h00, para reaver o dinheiro investido na aquisição dos bilhetes.

Personalidade popular e participante ativo na vida cultural de Setúbal, Fernando Guerreiro, falecido a 28 de agosto de 2013, vítima de doença prolongada, centrou, ao longo de décadas de carreira, o trabalho nas artes cénicas e na poesia, bem como nas marchas populares setubalenses.

Fernando José Ribeiro Guerreiro nasceu no dia 24 de novembro de 1938, em Setúbal, e estreou-se como ator no grupo de teatro amador Ribalta, do Ateneu Setubalense, em meados da década de 60. Antes da estreia nos palcos, foi autor de peças levadas à cena na Juventude Operária Católica.

Como ator, fez parte das companhias Teia, Palcarte, Teatro Infantil de Lisboa, TAS – Teatro Animação de Setúbal e GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.

Enquanto autor assinou as letras das canções dos espetáculos “À Coca” e “Era uma vez em Setúbal”, levadas à cena pelo TAS.

Durante três anos compôs a letra da marcha do Bairro Santos Nicolau, da qual foi padrinho.

Em 1996, Fernando Guerreiro foi agraciado pela Câmara Municipal de Setúbal com a Medalha de Honra da Cidade, na classe Cultura.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign