29 de Abril de 2017
18º
max. 19º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 18 de Abril de 2017
Homenagem a Fernando Guerreiro

Uma homenagem ao ator e poeta Fernando Guerreiro, que inclui declamação de poesia e apontamentos musicais, realiza-se no dia 22, às 15h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A iniciativa “Poetas e Poesia”, promovida pela Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, começa com uma apresentação, por Maria Clementina Pereira e Quaresma Rosa, ambos professores naquele estabelecimento de ensino, da vida e obra de Fernando Guerreiro, falecido a 28 de agosto de 2013.

Um dos temas em destaque é o livro de poesia de Fernando Guerreiro “Memórias entre um sorriso”, publicado em 2009, do qual são declamados alguns poemas por Piedade Fernandes, Maria Simões, Maria Alice, Américo Pereira e Maria Clementina Pereira.

De seguida, Amílcar Caetano fala sobre outra vertente da obra do artista setubalense, a de compositor de letras para a marcha do Bairro Santos Nicolau, e são ouvidas duas das três músicas que escreveu para a coletividade.

A sessão termina com um momento musical por Piedade Fernandes, que canta uma música com letra escrita por Fernando Guerreiro.

Fernando José Ribeiro Guerreiro nasceu no dia 24 de novembro de 1938, em Setúbal, e estreou-se como ator no grupo de teatro amador Ribalta, do Ateneu Setubalense, em meados da década de 60. Antes da estreia nos palcos, foi autor de peças levadas à cena na Juventude Operária Católica.

Como ator, integrou as companhias Teia, Palcarte, Teatro Infantil de Lisboa, Teatro Animação de Setúbal (TAS) e Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.

Como autor assinou as letras das canções dos espetáculos “À Coca” e “Era uma vez em Setúbal”, levadas à cena no TAS.

Em 1996, Fernando Guerreiro foi agraciado com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal, na classe Cultura.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign