28 de Maio de 2017
16º
max. 21º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
sensibilização 14 de Março de 2017
Hortas ensinam a plantar

Uma ação de plantação de um pomar comunitário, com variedades de árvores de fruto, e a criação de canteiros de ervas aromáticas, aberta à população, decorre durante a manhã de dia 25, no espaço das Hortas Urbanas de Setúbal.

A atividade, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, pretende dar a conhecer o trabalho da terra, através da plantação de um pomar comunitário, com árvores de fruto de algumas variedades regionais e de canteiros com ervas aromáticas.

A ação, entre as 09h00 e as 12h30, que proporciona às famílias experiências enriquecedoras a nível interpessoal, inclui toda a atividade de plantação, desde a abertura de covas, à fertilização da terra e identificação das variedades plantadas no momento.

Ao longo da manhã são plantadas 22 árvores de fruto. Das variedades, destacam-se macieiras, pereiras, ameixeiras, damasqueiros, diospireiros, figueiras, pessegueiros, laranjeiras e limoeiros.

Ao nível das ervas aromáticas, são criados canteiros com tomilho, erva-cidreira e hortelã, entre outras variedades, e colocadas algumas flores para adornar o espaço envolvente.

Os interessados em participar na ação de dia 25 devem fazer a inscrição nas Hortas Urbanas de Setúbal, localizadas nos Viveiros Municipais das Amoreiras.

O projeto das hortas comunitárias, criado em 2013, visa promover a prática da agricultura sustentável e estimular a convivência social e a economia dos agregados familiares.

Atualmente existem 138 parcelas com 30 metros quadrados, destinadas à utilização da população em geral, e duas para a utilização de pessoas com mobilidade reduzida.

Os utilizadores têm liberdade de plantar e produzir plantas hortícolas para autoconsumo ou somente para recreio, bem como instalar na sua parcela estruturas necessárias para o apoio às plantações, como sebes ou vedações, desde que colocadas dentro do perímetro do espaço e numa altura até 25 centímetros.

Dentro do espaço comunitário existem ainda áreas disponíveis para utilização comum, com armazenamento de ferramentas e utensílios agrícolas, uma unidade para depósito de restos vegetais e instalações sanitárias.

Os interessados em adquirir espaços para cultivo, atribuídos mediante disponibilidade, devem inscrever-se no local ou através do preenchimento de formulário, existente na página do município na área Ambiente.

A efetivação de um contrato de utilização das áreas de cultivo implica o pagamento mensal de 7,5 euros como compensação parcial dos encargos associados ao funcionamento das hortas e ao fornecimento de água.

As instalações das Hortas Urbanas de Setúbal estão abertas diariamente e o horário de funcionamento pode ser ajustado às necessidades dos utilizadores. 

Para os menos experientes em trabalhos agrícolas que pretendem aventurar-se nesta prática, a autarquia disponibiliza apoio técnico, com um funcionário a dissipar algumas dúvidas no cultivo e tratamento das hortas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign