18 de Julho de 2018
20º
max. 26º
min. 16º
notícias
iniciativas em destaque
sensibilização 11 de Abril de 2018
Hospital de brincar reduz ansiedade

O “Hospital dos Pequeninos”, ação destinada à compreensão do mundo da saúde e à redução da ansiedade das crianças quando expostas ao contexto hospitalar, está de volta a Setúbal, com atividades nos dias 21 e 22.

Pela segunda vez consecutiva em Setúbal, o “Hospital dos Pequeninos”, com atividades para toda a família e em particular para crianças com idades entre os 3 e os 7 anos, fica instalado no Cais 3 do Porto de Setúbal e está aberto, em ambos os dias, ininterruptamente, entre as 10h00 e as 17h00.

O evento, organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa em parceria, localmente, com a Câmara Municipal de Setúbal, tem entrada gratuita e não é carece de inscrição. Para participarem, as crianças só precisam de levar vontade de brincar e um boneco com um “dói-dói”.

O “Hospital dos Pequeninos”, na 16.ª edição, tem como principais objetivos contribuir para a redução do medo sentido pelas crianças quando vão ao médico, ajudar na compreensão do trabalho desenvolvido pelos profissionais de “bata branca” e promover hábitos e estilos de vida saudáveis.

O projeto, iniciado pela EMSA – European Medical Students Association pretende ainda ser uma mais-valia para os estudantes universitários que acompanham as atividades, na medida em que estes também aprendem e começam a desenvolver formas de interação com as crianças num contexto hospitalar.

No “Hospital dos Pequeninos”, os doentes não são as crianças, mas sim os bonecos que levam de casa. À semelhança de uma ida ao hospital, o percurso começa na Sala de Espera, local onde é feita a triagem dos “doentes”, avaliados por um profissional de saúde e é colocada uma fita colorida com o nome do boneco.

De seguida, depois de preparados jogos didáticos e brincadeiras, as crianças e os respetivos bonecos com “dói-dói” percorrem outros locais do hospital, como as salas de Consultas, de Análises e de Desinfeção, o Laboratório de Imagiologia, o Bloco de Cirurgia e a Sala de Tratamentos.

A visita ao “Hospital dos Pequeninos” inclui ainda passagens pela farmácia e pelas consultas de Dentista e de Nutrição, esta última com atividades de consciencialização dos mais novos para os conceitos de alimentação saudável e para a importância da prática desportiva.

À passagem por cada uma das estações do hospital, que conta com um conjunto de atividades para crianças maiores de 7 anos, com aulas de promoção de atividade física, os participantes validam um cartão de visita e são convidadas a participar no processo de tratamento do boneco doente.

Este ano com o tema “O Castelo dos Pequeninos”, o “hospital” disponibiliza às crianças uma aula que incentiva à prática do exercício físico, dicas sobre socorrismo numa ambulância da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e pinturas faciais com a animadora infantil Zingarela.

A demonstração de receitas saudáveis e a presença da Cruz Vermelha Portuguesa com uma tenda, da Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento com o projeto “Bicicleta Ciência Fresquinha” e do Autocarro Geração Saudável com ações de sensibilização e jogos didáticos para o uso responsável do medicamento são outras iniciativas em destaque.

O projeto “Hospital dos Pequeninos”, que em Portugal já conta com 16 edições, foi iniciado pela EMSA, organização constituída por várias associações de estudantes no espaço europeu.

É visto como uma iniciativa que constitui um exemplo de cidadania e já contou com a participação de países como Suécia, Alemanha, Áustria, Croácia e Reino Unido.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign