21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
sensibilização 03 de Abril de 2017
Hospital de fingir ministra coragem

Cerca de 260 crianças enfrentaram sem medos as batas brancas dos médicos, ao passarem pelo Hospital dos Pequeninos, instalado no dia 1, com o objetivo de reduzir os receios nos mais novos quando em contexto hospitalar.

Crianças dos 4 aos 10 anos só tinham de chegar com um boneco nas mãos ao hospital de fingir, instalado no pátio da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A partir desse momento, seguiam os caminhos normais de um hospital a sério, desde a triagem da maleita até ao momento em que o “senhor doutor” dava alta aos bonecos já recuperados.

Pelo caminho, os brinquedos fizeram TAC e radiografias, foram auscultados e medidos e receberam toda a atenção médica necessária para que recuperassem a saúde.

Pela primeira vez em Setúbal e com 15 edições no país, o Hospital dos Pequeninos procura, de uma forma lúdica, que as crianças percam o medo dos médicos e reduzam os níveis de ansiedade quando se encontram na contingência de ser examinadas num centro hospitalar real.

Toda a viagem pelo Hospital dos Pequeninos levava cerca de trinta minutos, tempo suficiente para que, a brincar, meninos e meninas tivessem a oportunidade de aprender que não vale a pena recear algumas coisas mais sérias.

Em paralelo, a experiência permitiu que estudantes de medicina treinassem a sensibilidade necessária para interagir com “pacientes” mais novos.

A complementar esta ação, o Hospital dos Pequeninos promoveu consultas de nutrição e, inclusivamente, um workshop, onde pais e filhos tiveram a oportunidade de confecionar comida saudável.

A iniciativa organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, contou ainda com momentos de animação, para alegrar os momentos de espera que se verificaram ao longo do dia, nomeadamente pinturas faciais, moldagem de balões e dança.

O projeto “Hospital dos Pequeninos”, que em Portugal já conta com 15 edições, foi iniciado pela EMSA – European Medical Students Association, constituída por várias associações de estudantes do espaço europeu.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign