24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
sensibilização 21 de Março de 2017
Hospital infantil ensina saúde

Uma ação destinada à compreensão do mundo da saúde e à redução da ansiedade das crianças quando expostas ao contexto hospitalar realiza-se a 1 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

O “Hospital dos Pequeninos”, na 15.ª edição, dirigido a crianças com idades entre os 3 e os 7 anos, decorre ininterruptamente entre as 10h00 e as 17h00, com entrada gratuita e sem inscrição prévia. Para participarem, as crianças só precisam de levar muita vontade de brincar e um boneco com um “dói-dói”.

A ação, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) em parceira com a Câmara Municipal de Setúbal, tem como principal objetivo contribuir para a redução do medo sentido pelas crianças quando vão ao médico e ajudar na compreensão do trabalho desenvolvido pelos profissionais de “bata branca”.

O projeto pretende ainda ser uma mais-valia para os estudantes universitários, na medida em que estes também aprendem e começam a desenvolver formas de interação com as crianças num contexto hospitalar.

No “Hospital dos Pequeninos”, com capacidade para receber sessenta crianças por hora, os doentes não são as crianças, mas sim os bonecos que elas trazem de casa. As crianças e os seus bonecos são recebidos numa Sala de Espera, onde são preparados jogos didáticos e brincadeiras. 

À semelhança de uma ida ao hospital, o percurso começa na Sala de Triagem, local onde os “doentes” são avaliados por um profissional de saúde e é colocada uma fita colorida com o nome do boneco.

De seguida, as crianças e os bonecos são encaminhados para as salas de Consulta e Análises, para o Laboratório de Imagiologia, para o Bloco de Cirurgia e para a Sala de Tratamentos.

Existe ainda uma consulta de Nutrição, que conta com a ajuda de alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal na confeção de alimentos saudáveis, com vista à consciencialização dos mais novos para os conceitos de alimentação saudável.

À passagem por cada uma das estações, as crianças validam um cartão de visita e são convidadas a participar no processo de tratamento do boneco doente.

No final, todos os participantes recebem um certificado, presentes relacionados com as áreas médicas por onde passaram e, ainda, um lanche.

O projeto “Hospital dos Pequeninos”, que em Portugal já conta com 15 edições, foi iniciado pela EMSA (European Medical Students Association), numa organização constituída por várias associações de estudantes no espaço europeu.

É visto como uma iniciativa que constitui um exemplo de cidadania e já contou com a participação de países como Suécia, Alemanha, Áustria, Croácia e Reino Unido.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign