23 de Outubro de 2017
18º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
intercâmbio 14 de Março de 2016
Hungria inspira mobilidade

Uma equipa de técnicos da Câmara Municipal de Setúbal visitou a cidade húngara de Székesfehérvár para intercâmbio de experiências na área da mobilidade sustentável.

A deslocação da delegação setubalense realizou-se, a 1 de março, no âmbito do Programa de Energia Inteligente, da União Europeia, BUMP – Boosting Urban Mobility Plans, criado com o objetivo de dotar profissionais das autoridades locais com conhecimentos para desenvolver e acompanhar planos de melhoria da mobilidade urbana.

Os técnicos do Departamento de Urbanismo da Câmara de Setúbal contactaram diretamente com a realidade da cidade húngara, de dimensões, população e problemas de mobilidade urbana equivalentes à da congénere sadina.

Székesfehérvár é um município que integra as cidades dos países pioneiros do programa SUMP – Sustainable Urban Mobilitu Plan e que participam neste projeto de intercâmbio para troca de experiências e formação na implementação de planos de mobilidade.

O concelho português está atualmente a desenvolver o Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes do Município de Setúbal, projeto entregue à empresa TIS.PT – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, o que representa um investimento da autarquia sadina superior a 51 mil e 400 euros.

Uma vez concluído, o plano, que abrange, inclusivamente, o território de Setúbal fora do contexto urbano, vai incorporar um conjunto de outros planos no setor da mobilidade sustentável, nomeadamente pedonal, ciclável, de estacionamento, de logística e de transportes públicos.

Os principais objetivos do Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes do Município prendem-se com a minimização dos custos associados à mobilidade dos cidadãos, com racionalização dos custos de investimento e exploração.

O plano procura, igualmente, apostar na intermodalidade, medida que vai permitir a redução do uso do transporte individual e, simultaneamente, otimizar a mobilidade das populações, com melhorias em áreas como a inclusão social, competitividade, qualidade de vida urbana e preservação do património histórico, edificado e ambiental.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign