20 de Novembro de 2017
max. 21º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
embelezamento 02 de Outubro de 2017
Iluminação cénica para igreja e estátua

Uma nova iluminação cénica embeleza a Igreja de São Julião e a estátua de Bocage, ação dinamizada no âmbito de um projeto a cargo da Câmara Municipal de beneficiação de edifícios e monumentos com valor patrimonial.

A nova iluminação do edifício e da estátua, na Praça de Bocage, representa a terceira ação do projeto intitulado Trilhos de Luz, que visa realçar a importância do património religioso do concelho e a imponência e beleza de imóveis e de património de elevado valor municipal.

Nesta nova ação do Trilhos de Luz, projeto concretizado com recurso a equipamentos e tecnologias energeticamente mais eficientes, foi instalado um total de 46 novos projetores LED, sigla para light emitting diode, de baixo consumo, que materializa um investimento da autarquia da ordem dos 35 mil euros.

A nova iluminação cénica, com duas temperaturas de cor branca – neutro e quente – destaca traços da arquitetura entre a malha urbana edificada, tanto da Igreja de São Julião, espaço religioso com origem no século XIII, como da estátua de Bocage, do escultor Pedro Carlos dos Reis, de 1871.

No caso da Igreja de São Julião, os trabalhos incluíram a colocação de projetores no pavimento, na fachada, na cúpula e nas torres sineiras, enquanto na estátua de Bocage a intervenção beneficiou a iluminação do monumento através da substituição dos projetores instalados em fachadas de imóveis adjacentes.

O desenvolvimento deste projeto de embelezamento através de iluminação cénica começou no final de 2016 pela Casa do Corpo Santo, edifício setecentista que alberga o Museu do Barroco, e pela Igreja de Santa Maria da Graça – Sé de Setúbal, de arquitetura maneirista e barroca com origem no século XVI.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign