16 de Dezembro de 2017
10º
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
ambiente 02 de Novembro de 2012
Iluminação pública reduz gastos

Iluminação pública mais económica e eficaz já funciona no Jardim de Vanicelos, iniciativa concretizada com a substituição de mais de oito dezenas de luminárias que permitem uma poupança energética anual de 80 por cento naquele espaço público de Setúbal.

A intervenção é uma das medidas do “Energia – Eficiência Energética de Iluminação Pública no Perímetro Urbano da Cidade de Setúbal”, projeto da Câmara Municipal aprovado pelo PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, ao abrigo do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

A operação, realizada no final de outubro, consistiu na remodelação integral da iluminação pública instalada no Jardim de Vanicelos, através da substituição de 82 luminárias que funcionavam com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão por económicos LED.

As lâmpadas de tecnologia LED, sigla inglesa para díodo emissor de luz (Light Emitting Diode), reduzem de forma assinalável o consumo de energia, pois, em vez das habituais potências de 100, 125 e 150 watts atualmente utilizadas na cidade, necessitam apenas de 26 watts em média, chegando, pontualmente, aos 60.

A medida, que permite uma poupança na fatura energética paga pela Autarquia – o consumo de menos 41,1 megawatts representa uma redução de mais de quatro mil euros anuais – contribui, igualmente, para a melhoria do ambiente, com a diminuição das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, num valor expectável de 18 toneladas por ano.

Os trabalhos desta operação, conduzidos por técnicos municipais com o apoio de funcionários da EDP, incluíram, além da instalação das novas luminárias, cada uma dotada de 16 lâmpadas LED, ações de manutenção nos postes de iluminação com a colocação de novas bolas opalinas.

A substituição das luminárias no Jardim de Vanicelos, investimento de 34.485,27 euros da Câmara Municipal de Setúbal comparticipado em 50 por cento por fundos comunitários, materializa mais uma das ações programadas pela Autarquia no âmbito da modernização da rede de iluminação pública do Concelho.

Esta solução de luminárias com melhores índices de luz e energeticamente mais eficientes e económicas foi adotada noutros espaços verdes de Setúbal, nomeadamente no Parque do Bonfim e no Jardim da Algodeia, local para o qual está programado a colocação de mais postes de iluminação pública.

Em andamento está também a implementação de luminárias LED nas avenidas Mariano de Carvalho e Manuel de Arriaga, nas ruas Baluarte do Socorro, Joaquim Brandão e Alferes Pinto Vidigal.

O projeto autárquico “Energia – Eficiência Energética de Iluminação Pública no Perímetro Urbano da Cidade de Setúbal”, investimento global de 210 mil e 519,96 euros, contempla a instalação de novos equipamentos noutros locais, embora com recurso a uma tecnologia diferente.

Para as avenidas 22 de Dezembro, Dr. António Rodrigues Manito, Manuel Maria Portela e República da Guiné-Bissau, em vez de luminárias LED, está programada a colocação de balastros eletrónicos.

Esta opção deve-se ao facto de, naquelas vias com tráfego rodoviário significativo, os postes de iluminação terem oito metros de altura, o que reduz a eficiência das lâmpadas LED, mais eficazes até cerca de cinco metros.

Os balastros eletrónicos permitem poupanças da ordem dos 40 por cento durante o arranque das lâmpadas convencionais, período em que o consumo de energia sobe acentuadamente.

No total do projeto está prevista a intervenção em 531 candeeiros públicos localizados em espaços verdes e vias do centro de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign