22 de Outubro de 2017
12º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
iluminação 03 de Novembro de 2014
Iluminação pública reforçada

As condições de iluminação pública no Largo da Misericórdia saíram reforçadas com uma intervenção da Câmara Municipal que incluiu a substituição de um conjunto de luminárias e a instalação de luzes decorativas.

A operação, concluída no final de outubro e dinamizada no âmbito do Plano de Otimização Energética Municipal, incluiu a instalação de um total de 16 novas luminárias tipo “Cascais” com tecnologia LED, em substituição das convencionais lâmpadas de vapor de sódio de 70 watts.

A adoção de tecnologia energeticamente mais eficiente nas 14 luminárias instaladas em fachadas de imóveis e noutras duas colocadas na zona central do Largo da Misericórdia proporcionam, além de uma redução com os gastos energéticos, uma melhor iluminação da via pública.

O investimento municipal de 24.832,30 euros concretizado naquele local do centro histórico da cidade incluiu a instalação de oito projetores, seis de terra e dois de parede, que iluminam onde funcionam a Sociedade Musical Capricho Setubalense e a delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa.

A intervenção liderada pela Câmara Municipal de Setúbal englobou, igualmente, a remoção de 14 candeeiros que se encontravam obsoletos e danificados. Deste conjunto, dois foram aproveitados e, depois de recuperados, instalados no Jardim do Quebedo, também com iluminação pública requalificada.

As intervenções totais no âmbito do Plano de Otimização Energética Municipal para o centro histórico, um investimento de cerca de 75 mil euros, desenvolvidas faseadamente, já estão concluídas no Largo da Misericórdia, no Jardim do Quebedo e no Largo Francisco Soveral.

Até ao final do ano, a Autarquia prevê concluir os trabalhos de reabilitação de candeeiros na Praça de Bocage, neste caso com recurso a uma metodologia denominada “retrofit”, que permite a requalificação estrutural e estética de um total de 33 lanternas.

Os candeeiros, depois de recuperados, são reintegrados com globos de iluminação mais modernos, dotados de tecnologia mais eficiente, em concreto lâmpadas LED de 54 watts que substituem as de vapor de sódio existentes, com potência da ordem dos 100 watts.

Estes trabalhos na rede de iluminação pública, como outros que têm vindo a ser feitos em espaços públicos de Setúbal, de que são exemplos os parques do Bonfim, de Vanicelos e da Algodeia, são enquadrados numa estratégia energética que visa otimizar a iluminação pública no concelho.

Um dos objetivos é a instalação de lâmpadas LED, que, juntamente com as vantagens económicas, são mais amigas do ambiente e apresentam ganhos em termos de aspeto visual e conforto urbanos, ao proporcionarem uma iluminação com níveis cromáticos mais apelativos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign