12 de Dezembro de 2017
12º
max. 13º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
energia 27 de Outubro de 2014
Iluminação pública requalificada

Uma intervenção da Câmara Municipal de Setúbal permitiu reabilitar, recentemente, a iluminação pública no Jardim do Quebedo e no Largo Francisco Soveral, locais dotados de luminárias com tecnologia LED, mais económicas e que proporcionam maiores condições de segurança.

No Jardim do Quebedo, a Autarquia procedeu à requalificação dos cinco candeeiros existentes naquele local, localizado num dos limites do centro histórico, agora equipados com lanternas do modelo “stylage”, que, tal como outras daquela área da cidade, apresentam um estilo retro.

Além da reabilitação das cinco colunas, a intervenção municipal visou a substituição das lâmpadas convencionais de vapor de sódio por luminárias com tecnologia LED, energeticamente mais eficientes e que proporcionam uma melhor iluminação da via pública.

A operação na rede de iluminação pública no Jardim do Quebedo, um investimento global de 11.654,70 euros, incluiu a instalação de mais dois candeeiros, com características idênticas, ação que permite a melhoria das condições de segurança naquela área da cidade.

Já no Largo Francisco Soveral, situado no coração da Baixa setubalense, a Câmara Municipal reforçou a iluminação pública com a instalação de um projetor, também tecnologia LED, no túnel de ligação à Avenida Luísa Todi.

A intervenção no Largo Francisco Soveral – antigo Largo da Ribeira Velha –, um investimento de 1.160,70 euros, centrado, sobretudo, no embelezamento urbano, junta-se a outra já concretizado, nomeadamente com a instalação de projetores decorativos num plátano, árvore que apresenta uma das maiores copas no concelho.

Estas operações, dinamizadas no âmbito do Plano de Otimização Energética Municipal, nesta fase com enfoque na rede de iluminação pública do centro histórico de Setúbal, incluem trabalhos noutros locais da cidade, como o Largo da Misericórdia, a concluir em breve.

Até ao final do ano, a Autarquia prevê concluir os trabalhos de reabilitação de candeeiros na Praça de Bocage, neste caso com recurso a uma metodologia denominada “retrofit”, que permite a requalificação estrutural e estética de um total de 33 lanternas ali instaladas.

Os candeeiros, depois de recuperados, são paulatinamente reintegrados nesta praça central de Setúbal com globos de iluminação mais modernos, dotados de tecnologia mais eficiente, em concreto lâmpadas LED de 54 watts que substituem as de vapor de sódio existentes, com potência da ordem dos 100 watts.

As intervenções totais, num investimento de cerca de 75 mil euros, são desenvolvidas pela Câmara Municipal, faseadamente, na Praça de Bocage, no Largo da Misericórdia, no Jardim do Quebedo e no Largo Francisco Soveral.

Estes trabalhos na rede de iluminação pública, como outros que têm vindo a ser feitos em espaços públicos de Setúbal, de que são exemplos os parques do Bonfim, de Vanicelos e da Algodeia, são realizados no âmbito do Plano de Otimização Energética Municipal.

Um dos objetivos é a instalação de lâmpadas LED, que, juntamente com as vantagens económicas, são mais amigas do ambiente e apresentam ganhos em termos de aspeto visual e conforto urbanos, ao proporcionarem uma iluminação com níveis cromáticos mais apelativos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign