17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
03 de Março de 2016
Ilustração criativa desafia alunos

Cerca de 750 alunos participam no concurso “Desenhar a Moeda”, integrado na 2.ª edição da Festa da Ilustração de Setúbal 2016, certame que inclui um conjunto de atividades dirigidas às escolas.

A iniciativa “Desenhar a Moeda”, dinamizada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda, em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, desafia crianças e jovens a conceber criativamente o desenho de uma moeda.

O concurso de sensibilização para a riqueza cultural, patrimonial e artística de um artefacto comum, a moeda, e para o colecionismo é aberto a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico que apresentem trabalhos inéditos.

Setúbal é a primeira cidade a participar neste concurso integrado no Plano Numismático 2017 da Casa da Moeda, que pretende criar uma coleção temática, com emissão anual, sobre o tema “O Futuro”, atribuindo dois mil euros ao primeiro classificado, 1500 à escola vencedora e mil a cada uma de duas menções honrosas.

Os desenhos dos 742 inscritos, com data limite de entrega a 29 de abril, serão mostrados em local a definir, em junho, mês em que decorre a Festa da Ilustração de Setúbal, formada por exposições de diversos autores em vários locais do concelho, além de outros eventos.

O festival, organizado pela Câmara Municipal e pelo atelier DDLX, que, nesta edição, apresenta trabalhos ligados a Bocage, pela comemoração dos 250 anos do nascimento do poeta, e ao desporto, no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, conta com um vasto programa de atividades para as escolas, denominado por “Diário Gráfico”.

A juntar a “Desenhar a Moeda”, uma das ações é “Conheces Bocage? É preciso fazer um desenho?”, em que os 3139 alunos inscritos são convidados, a partir do poema “Auto-Retrato”, a desenhar a cara do poeta setubalense. Os trabalhos ficam expostos em vários locais, com especial incidência na Baixa da cidade, abrangendo galerias, escolas e espaços públicos.

Outros trabalhos de alunos vão pontuar o certame, o qual inclui o encontro “Já Fizeste uma Ilustração?” com o ilustrador Nuno Saraiva nas escolas do 3.º ciclo do ensino básico e secundárias.

O “Diário Gráfico” integra ainda a exposição “É preciso contar uma história?”, na Casa d’Avenida, mostra de ilustrações de livros infantis, em parceria com editoras, e sessões com escritores e ilustradores, dirigidas ao público infantil, mediante marcação prévia através de festailustracaosetubal@mun-setubal.pt.

“Sumário”, na Casa da Baía, é outra mostra do programa de atividades para as escolas, com trabalhos de ilustração sobre Bocage e Desporto, elaborados por alunos do 3.º ciclo.

Além de dedicar uma parte considerável à divulgação de trabalhos de estudantes, a 2.ª edição da Festa da Ilustração de Setúbal 2016 conta com a participação de 85 docentes, num encontro sobre ilustração contemporânea, a realizar na Casa da Cultura.

Existe ainda a ação “Trabalhar nas Obras”, que convida alunos do ensino secundário a colaborar na montagem e inauguração das exposições e no acompanhamento de outras atividades do certame. Os interessados devem apresentar as candidaturas para o endereço festailustracaosetubal@mun-setubal.pt.

“Já foste à Festa da Ilustração?”, com visitas guiadas pelos curadores às várias exposições, é outra das iniciativas de “Diário Gráfico”, dirigida a crianças e jovens dos jardim de infância e das escolas dos três ciclos do básico e das secundárias de Setúbal. Os interessados devem fazer marcação prévia igualmente em festadailustracao@mun-setubal.pt.

Com este conjunto de atividades para a comunidade escolar, o festival pretende estimular o gosto pela ilustração, de forma a desenvolver o sentido estético e a criatividade das crianças e dos jovens, bem como despertar o interesse pela leitura e pela escrita.

Outro objetivo é criar o envolvimento necessário e o sentimento de pertença à Festa da Ilustração de Setúbal, de modo a que, durante o mês de junho, os mais novos sejam simultaneamente atores e espetadores dos eventos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign