24 de Maio de 2018
15º
max. 17º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
dança 19 de Janeiro de 2018
Índia tradicional dança em Setúbal

O espetáculo Dança Chhau, dança tradicional indiana património imaterial da humanidade desde 2010, realiza-se no dia 30, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

A dança chhau combina danças tribais e marciais numa intensa representação de cor e movimento.

Os dançarinos-atores usam máscaras coloridas, elaboradas meticulosamente com papel machê e argila, representativas de uma variedade de personagens como deuses, figuras mitológicas, demónios, humanos, animais e corpos celestes como o sol e a lua.

As danças chhau podem ser divididas em três estilos de acordo com as regiões indianas de onde provêm, sendo a tradicional seraikella chhau considerada a dança na sua forma mais pura.

Os intérpretes não dialogam e, em vez de seguirem um enredo linear, parecem, muitas vezes, esforçar-se apenas por transmitir, através da dança, uma determinada sensação, ideia ou sentimento.

É este estilo que vai ser apresentado no Fórum Municipal Luísa Todi num espetáculo organizado pela Embaixada da Índia, no âmbito das comemorações do 70.º aniversário da independência do país, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

Os ritmos melódicos usados na música clássica indiana fundem-se com os sons populares e folclóricos, numa coreografia de Pandit Gopal Prasad Dubey, interpretada pelos bailarinos Basa Pradeep Kumar, Kabi Sumant, Pathal Parash Nath, Kabi Chandan, Hembrom Geetanjali e Desai Anjali.

A receita total do espetáculo, com bilhetes a três euros, reverte para a Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign