16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
apresentação 22 de Fevereiro de 2016
Índice reúne referências a Bocage

Um índice biobibliográfico de Bocage em versão e-book, apresentado no dia 19, em Setúbal, disponibiliza referências a mais de 550 títulos.

O “Índice Biobibliográfico de Bocage – Coleções Documentais da Casa Bocage, Biblioteca Pública, Museus e Arquivo Municipal de Setúbal” divulga a extensa bibliografia ativa e passiva do poeta, ou seja, obras de e sobre Bocage, podendo ser consultado na página oficial da Autarquia, nesta ligação.

Inclui títulos da autoria do poeta como “Rimas” e “Poesias de Manoel Maria de Barbosa du Bocage”, enquanto de terceiros constam, além de diversos livros, periódicos como “O Elmano”, “A Voz do Progresso”, “Germinal” e “A Nossa Homenagem”.

O chefe da Divisão de Museus da Câmara Municipal de Setúbal, José Luís Catalão, salientou na apresentação, realizada na Casa de Bocage, a importância deste documento. “Nunca é de mais enaltecer a pertinência das bibliografias. A sua consulta constitui o primeiro patamar de uma investigação profícua. Permite-nos, por outro lado, num curto espaço de tempo, encontrar pistas ou soluções para equacionar os assuntos importantes.”

O índice, lançado no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, faz referência a títulos disponíveis na Casa Bocage, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, no Museu do Trabalho Michel Giacometti e no Arquivo Municipal.

Este acervo biobliográfico existe graças a contributos de colecionadores, bem como de autores, compositores e artistas plásticos que tiveram o poeta sadino como fonte de inspiração.
 

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign