17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
museologia 18 de Outubro de 2012
Iniciativa mostra Centro de Memórias

O trabalho de compreensão da transformação de Setúbal ao longo dos anos, desenvolvido com base em registo fotográfico e documental, é divulgado num encontro sobre museologia, no dia 27.

A iniciativa “Experiências e desafios do Centro de Memórias”, a realizar no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com início às 09h30, dá a conhecer o projeto Centro de Memórias, assente no espólio do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, com a participação de voluntários, que acrescentam informação relevante sobre as imagens antigas, como a identificação de pessoas, lugares e acontecimentos.

Neste âmbito, às 10h00, decorre uma visita ao Museu do Trabalho e à Casa Bocage, onde se encontra instalado o arquivo fotográfico.

Uma hora depois é apresentado “O projeto do Centro de Memórias e a identificação de patrimónios emergentes”, por Maria Miguel e Bruno Ferro.

A temática “As Tardes Interculturais: uma iniciativa com a(s) comunidade(s)” está a cargo de Lucinda Fernandes, às 11h15, a que se segue um período de debate.

À tarde, às 14h30, Isabel Victor apresenta “Experiências e metodologias participativas na área da Museologia”, igualmente seguido de discussão.

Pelas 15h45, são avaliados os trabalhos em curso desenvolvidos pelo Núcleo de Oralidade, Memória e Esquecimento, do MINOM Portugal – Movimento Internacional para uma Nova Museologia, instituição que organiza o encontro em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Após uma reflexão final, há uma degustação de conservas de peixe das marcas Nero e Luças, prevista para as 17h30.

As inscrições para participação no encontro devem ser feitas no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até ao dia 25, pelo telefone 265 537 880.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign