21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
proteção 15 de Julho de 2015
Inovação dá prémio a Setúbal

A instalação de um moderno sistema de gestão de emergências, que operacionaliza os meios e recursos do concelho a partir do Centro Municipal de Operações de Socorro de Setúbal, valeu ao município setubalense um prémio na área da inovação tecnológica.

O prémio foi atribuído pela empresa Intergraph, parceira da Hexagon, consórcio líder em tecnologias de informação que promoveu, a 25 de junho, o evento HxGN Live Local – Lisboa 2015.

A distinção feita ao Município foi entregue ao vereador da Autarquia com o pelouro da Proteção Civil, Carlos Rabaçal, que marcou presença naquele encontro realizado no Centro de Congressos de Lisboa.

O Sistema de Gestão de Emergências, desenvolvido pela empresa Intergraph, inclui um moderno software de coordenação, com informação georreferenciada, monitores para gestão de diversas ocorrências e modernos sistemas de comunicações.

O sistema funciona a partir do Centro Municipal de Operações de Socorro, instalado no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, com gestão de uma equipa de bombeiros sapadores e voluntários e elementos da Cruz Vermelha Portuguesa.

O equipamento foi adquirido no âmbito do “Resiliência Setúbal +”, candidatura liderada pela Câmara Municipal que materializou um investimento global superior a 2,6 milhões de euros, com o apoio de fundos comunitários.

O “Resiliência Setúbal +” foi promovido no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e enquadrado no Regulamento de Prevenção e Gestão de Riscos do Programa Operacional Temático Valorização do Território.

Além do Sistema de Gestão de Emergências, a candidatura permitiu a modernização e ampliação do Centro Municipal de Operações de Socorro, agora ligado à comunicação SIRESP – Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal.

Da candidatura fez ainda parte o apetrechamento dos meios técnicos operacionais da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, com quatro novos veículos e contentores logísticos, um com material direcionado para busca e resgate.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign