23 de Janeiro de 2018
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
iluminação 13 de Dezembro de 2017
Inovação otimiza iluminação pública

A Câmara Municipal instalou recentemente um conjunto de equipamentos que otimizam a gestão e a eficiência da iluminação pública, com poupanças energéticas acima dos 30 por cento verificadas logo no primeiro mês de utilização. 

Trata-se de um investimento realizado ao abrigo de uma candidatura apresentada pela autarquia à medida REFLUX – Regulação de Fluxo Luminoso na Iluminação Pública, materializada na instalação de reguladores que otimizam a gestão da energia elétrica.

Os reguladores de fluxo, instalados em postos de transformação, são geridos pela internet e controlam a tensão elétrica de saída para a rede, o que permite que a iluminação pública se mantenha ligada com a tensão estritamente necessária.

A medida é implementada no âmbito do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, impulsionado pelo Gabinete do Secretário de Estado da Energia e pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

No concelho, foram instalados quatro reguladores de fluxo da iluminação pública, dois em Setúbal e dois em Azeitão, um investimento global de 33.599,99 euros cujo valor assumido pela Câmara Municipal foi de 20.014,78 euros.

Na análise realizada aos equipamentos no primeiro mês de funcionamento, os serviços municipais constataram que os reguladores do fluxo luminoso na iluminação pública permitiram uma poupança energética que oscila entre os 33 e os 40 por cento.

A iniciativa está inserida no Plano Municipal de Eficiência Energética de Setúbal, que inclui um conjunto de medidas que visam a redução da fatura energética na iluminação pública e nos consumos de energia elétricos de edifícios e equipamentos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign