23 de Outubro de 2017
13º
max. 25º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
proteção 07 de Outubro de 2016
Inovação tecnológica protege Setúbal

O “Setúbal SOS”, projeto da Câmara Municipal de Setúbal na área da Proteção Civil, inovador a nível nacional, é apresentado no dia 13, às 16h00, na Casa da Baía.

O projeto consiste numa aplicação de telemóvel que tem como mais-valia a possibilidade de o utilizador dar a conhecer ao operador da central de chamadas do Centro Municipal de Operações de Socorro, de forma instantânea, a sua posição geográfica através da ligação de dados móveis e do GPS do telemóvel.

A aplicação, inspirada no caso de estudo “My 112”, do Centro de Emergência da Comunidade Autónoma de Madrid, após uma visita feita por elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, fica disponível para ser descarregada gratuitamente através do Google Play Store, para os sistemas operativos Android e IOS (Apple).

O projeto destina-se a todos os que vivem, trabalham ou visitam Setúbal, sendo neste último caso bastante útil para quem escolha o concelho para a prática responsável de turismo da natureza. O âmbito geográfico de utilização é o território do concelho.

No momento em que descarrega a aplicação, o utilizador responde a um conjunto de questões relacionadas com a identificação pessoal e o historial clínico, informações que ficam reunidas numa base de dados.

Em caso de emergência, o utilizador ativa o ícone da aplicação no telemóvel, o que inicia, de imediato, a ligação de dados e o sinal de localização do GPS, e efetua, de seguida, a chamada telefónica, serviço que não existe em nenhuma outra localidade do país.

Quando a chamada é atendida no Centro Municipal de Operações de Socorro, o operador tem acesso a dados essenciais para a prestação de socorro, como a idade da vítima e doenças conhecidas.

O utilizador fica ainda com acesso a outras funcionalidades, nomeadamente a receção no seu telemóvel de avisos relativos a estados de alerta meteorológicos ou avisos à população, bem como informações relativas a procedimentos a adotar pela população com probabilidade de exposição a um determinado fenómeno ou situação de emergência.

Esta aplicação assenta no desenvolvimento de um BackOffice operado pelos técnicos do Centro Municipal de Operações de Socorro que permite a gestão da troca de informações com os utilizadores.

A apresentação da aplicação decorre no âmbito do programa Semana do Mar – Setúbal 2016, integrado no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign