23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
interculturalidade 19 de Junho de 2013
Interculturalidade com nota positiva

O êxito alcançado com as políticas de inclusão e promoção da interculturalidade em Setúbal foi destacado, no dia 19, no final de uma visita de avaliação de três dias ao concelho feita por uma equipa de peritos da Rede das Cidades Interculturais.

“Setúbal está em consonância com os grandes projetos implementados em grandes cidades europeias, como Barcelona”, sublinhou Daniel de Torres, um dos elementos desse grupo de técnicos, responsável do Conselho da Europa e coordenador da Rede Espanhola de Cidades Interculturais.

O técnico espanhol sublinhou a importância de projetos como o Ciclo de Conversas Interculturais e o programa Março Mulher, promovidos pela Câmara Municipal de Setúbal com o objetivo de aprofundar a inclusão e coesão social entre a população do concelho.

“Em Setúbal, não só é dito mas também feito”, salientou o perito do final desta visita de avaliação, realizada no âmbito da recente adesão do município sadino à Rede Portuguesa das Cidades Interculturais (RPCI), acrescentando que atualmente “a realidade está perto do discurso político”.

Para Daniel de Torres, esta materialização das políticas municipais ganha maior significado quando contextualizadas na complexidade do ambiente multicultural do concelho.

A equipa de peritos que avaliou entre os dias 17 e 19 as políticas desenvolvidas em Setúbal para a promoção da interculturalidade integrou igualmente Eladio Fernández Galiano, em representação do Conselho da Europa, e Francisco Empis, coordenador da RPCI.

Em meados de agosto, a Rede das Cidades Interculturais apresenta um relatório final sobre as observações feitas em Setúbal durante a visita, que incluiu contributos de técnicos autárquicos e de entidades parceiras em programas municipais de inclusão social.

Da deslocação realizada, Daniel de Torres salientou em particular os avanços sociais sentidos na Bela Vista, tendo ouvido de vários moradores que a vida “melhorou muito nos últimos dez anos” naquela zona da cidade.

A reunião de balanço feita esta tarde contou ainda com as participações municipais das coordenadoras do Gabinete do Imigrante e das Minorias Étnicas, Catarina Ferreira, e da Divisão de Inclusão Social, Conceição Loureiro, tendo, esta última, sublinhado a importância da avaliação técnica e do relatório a apresentar pela equipa de peritos, contributos importantes para “se construir uma sociedade mais justa e coesa.”

Setúbal é uma das oito cidades nacionais que pertencem à Rede Portuguesa de Cidades Interculturais, que, por sua vez, integra a Rede das Cidades Interculturais, plataforma do Conselho da Europa.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign