18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 1º
notícias
iniciativas em destaque
inclusão 08 de Fevereiro de 2013
Interculturalidade debatida em Dublin

As políticas e ações de inclusão social desenvolvidas em Setúbal foram apresentadas na Conferência da Rede das Cidades Interculturais, evento a decorrer até ao dia 8, em Dublin, na Irlanda.

Mais de 250 participantes de cerca de 60 países partilham experiências e conhecimentos na conferência internacional, iniciada na quarta-feira, tendo Setúbal apresentado num workshop várias das ações que têm sido dinamizadas pela Câmara Municipal na área da interculturalidade.

A presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, salientou, num discurso proferido durante a conferência, a importância “da participação social e cidadã das populações imigrantes e das minorias étnicas” nas políticas sociais de integração de imigrantes, motivo pelo qual existe o serviço municipal do Gabinete do Imigrante e das Minorias Étnicas.

Maria das Dores Meira sublinhou igualmente que o apoio prestado pela Câmara Municipal ao movimento associativo é demonstrativo precisamente da preocupação do Município por aquele que considera “um veículo privilegiado na promoção da integração das populações que representam”.

A necessidade do envolvimento da própria população em ações que visem a melhoria das condições de vida e o incremento da coesão social foi enaltecida pela autarca, que apresentou o programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”. “Acreditamos que só assim, só com a participação de todos os moradores e não apenas com ações institucionais, é possível transformar o espaço nos bairros”, defendeu.

O “Nosso Bairro, Nossa Cidade” é um projeto incrementado pela Câmara Municipal de Setúbal em cinco bairros sociais na zona da Bela Vista, através do qual é dado maior espaço de intervenção e mais responsabilidade aos moradores na realização das várias ações que têm sido implementadas nos bairros.

“Nunca como hoje, na história desses bairros, a intervenção municipal e das várias instituições que ali operam foi tão concertada. Nunca como hoje a participação dos moradores foi tão intensa. É este movimento popular que sustenta a melhoria da qualidade de vida”, garantiu Maria das Dores Meira.

Só assim, acredita a autarca, será possível valorizar a interculturalidade e contribuir para a diminuição do sentimento de insegurança.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign