11 de Dezembro de 2017
12º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
doação 31 de Agosto de 2012
Intervenção escultórica no Luísa Todi

O Fórum Municipal Luísa Todi, com reabertura agendada para 15 de setembro, Dia de Bocage e da Cidade, conta com uma intervenção escultórica evocativa da memória da cantora lírica setubalense Luísa Todi no exterior e no foyer.

A obra de arte é instalada no equipamento cultural no âmbito de um aditamento a um protocolo de colaboração assinado no dia 31, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Fundação Buehler-Brockhaus, entidade que financia esta doação à cidade.

“A intervenção escultórica valoriza a recuperação e reabilitação do Fórum Municipal Luísa Todi, obra de grande relevância para a vida cultural e artística da cidade”, salientou o vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins. 

O autarca, enaltecendo o “impulso à atividade cultural” conseguido pelo trabalho de colaboração da Fundação Buehler-Brockhaus com o Município, teceu elogios à intervenção escultórica de Sérgio Vicente, obra “inovadora e com uma modernidade que marcará a arte pública de Setúbal e do País”.

A intervenção escultórica, com um custo total de 35.300 euros, é composta por dois elementos distintos, no exterior e no interior, “um elemento que pretende ser uma referência visual com ligação ao edifício e também à cidade”, explicou o artista Sérgio Vicente.

Um trabalho escultórico com base numa imagem de Luísa Todi, obra bidimensional com três metros de altura, em aço inoxidável, fica colocado no exterior do imóvel, junto da entrada principal. A obra é inspirada numa gravura distribuída ao público presente num espetáculo da diva setubalense realizado a 10 de fevereiro de 1791, no Teatro di San Samuele, em Veneza, Itália.

Já no interior, no foyer, elementos em ferro formam um fluxo narrativo do percurso da cantora lírica, com informação sobre os locais e datas onde a cantora lírica atuou.

No ato que formalizou a doação da intervenção escultórica à cidade, os responsáveis da Fundação Buehler-Brockhaus mostraram-se satisfeitos pela concretização de mais um contributo para o enriquecimento artístico e cultural de Setúbal.

“Apoiamos o Fórum Municipal Luísa Todi desde o início das obras de modernização e estamos muitos felizes por fomentar esta obra de arte, anunciou Hans-Peter Buehler, ansioso “por ver a escultura instalada”.

Já Marion Brockhaus agradeceu “ao Município e à cidade a oportunidade de partilhar obras de arte públicas”.

A doação desta intervenção escultória à cidade, no âmbito do mecenato, vai agora ser submetida a ratificação em reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign