16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 27 de Agosto de 2015
Jacques Tati passa no Charlot

A obra completa do ator e realizador francês Jacques Tati é exibida em versões digitais restauradas num ciclo cinematográfico especial, entre os dias 10 e 16 de setembro, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

 A exibição de seis curtas-metragens, no dia 10, às 18h00, dá início ao ciclo de cinema “Verão com Jacques Tati”, uma iniciativa da Leopardo Filmes e da Medeia Filmes, com o apoio local da Câmara Municipal de Setúbal.

“Procura-se Brutamontes”, de Charles Barrois, “Domingo Animado”, de Jacques Berr, “A Escola de Carteiros”, de Jacques Tati, “Cuida do Teu Gancho Esquerdo”, de René Clement, “Força, Bastia”, de Jacques Tati e Sophie Tatischeff, e “Especialidade da Casa”, de Sophie Tatischeff, compõem o programa de curtas que repete no dia 11, igualmente às 18h00.

No dia inaugural do ciclo de cinema “Verão com Jacques Tati” passa ainda, à noite, às 21h30, o filme “Trafic – Sim, Sr. Hulot”, de 1971, com um protótipo engenhoso de caravana desenhado pelo Sr. Hulot, da sociedade automobilística francesa Altra, a fazer furor no salão automóvel de Amesterdão.

“Parade”, de 1974, é o filme em destaque na sessão de dia 11, com início às 21h30. Adultos e jovens formam uma massa entusiástica, unida por um espetáculo de circo e music hall no qual o público participa diretamente, enquanto Jacques Tati, o mestre de cerimónias, dirige e anima a representação.

“Há Festa na Aldeia”, de 1949, sobre as peripécias de um carteiro que aproveita a presença de cinema ambulante para mostrar o que vale, seguido da curta-metragem “As Aulas Noturnas”, de Nicolas Ribowski, são as propostas cinematográficas de dia 12, com sessões às 16h00 e às 21h30.

O ciclo “Verão com Jacques Tati” continua no dia 13, com “As Férias do Sr. Hulot”. O filme, de 1953, que centra atenções nas férias do Sr. Hulot num hotel próximo de um balneário francês, com acidentes e confusões a acontecer aonde quer que ele vá, passa no Cinema Charlot – Auditório Municipal às 16h00 e às 21h30.

Segue-se, no dia 14, às 21h30, “O Meu Tio”, de 1958, conta a história de Hulot, um homem bom mas desengonçado, vive num bairro pobre e antigo de Paris. A irmã e o cunhado, que vivem numa casa ultramoderna, arranjam-lhe um emprego para que este dê um rumo à sua vida.

“Playtime – Vida Moderna”, de 1967, com Hulot a tentar encontrar um oficial americano numa versão high tech de Paris, acabando por ficar perdido na metrópole futurista, é o último filme de Jacques Tati a ser exibido durante a iniciativa, com sessões nos dias 15 e 16, ambas às 21h30.

As entradas para as sessões de cinema do ciclo “Verão com Jacques Tati” custam 4,5 euros para o público em geral, e 3,5 euros para estudantes, portadores do cartão jovem e maiores de 65 anos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign