21 de Outubro de 2017
14º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
janeiras 07 de Janeiro de 2015
Janeiras aquecem Paços do Concelho

A música coral, com forte tónica no cante alentejano, levou no dia 6 ao final da tarde dezenas de setubalenses à Câmara Municipal para ouvir cantar as janeiras, em Dia de Reis.

À hora marcada, vozes, guitarras e cavaquinhos prometiam aquecer o final de tarde. Os primeiros a atuar na escadaria dos Paços do Concelho foram os Toquivozes, de Vila Fresca de Azeitão. O grupo interpretou três temas, terminando a atuação com o conhecido tema de Zeca Afonso “Natal dos Simples”.

Algumas semanas depois de ter sido eleito pela UNESCO património imaterial da humanidade, o cante alentejano voltou a marcar presença nos tradicionais votos de bom ano à Autarquia, com dois grupos.

Antes da atuação do Grupo Coral Alentejano “Amigos do Independente”, para apresentação de duas modas dedicadas às janeiras e ao Menino, um dos elementos do conjunto salientou que, “quando, em 2007, a Câmara de Setúbal classificou o cante alentejano como património municipal”, sentiram “uma responsabilidade acrescida”.

A finalizar o encontro, o Grupo Coral Alentejano “Amigos dos Sadinos” presenteou os funcionários e a presidente da Câmara Municipal com duas modas, a primeira dedicada às janeiras, e, a última, à cantora lírica setubalense Luísa Todi.

A presidente do Município, Maria das Dores Meira, agradeceu em nome da Autarquia os votos de bom ano e desejou a todos “muita saúde, algum trabalho e muita cultura” para o ano que agora começa.

No final, foi servido moscatel e o tradicional bolo-rei.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign